Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Através de ajuda financeira pela Prefeitura de Caçador, Siccob e Ampe, empresários estão saindo da informalidade
Um projeto que nasceu para ajudar as pessoas que tentam tirar do papel um empreendimento próprio tem mudado a vida de pequenos e médios empresários, de vários segmentos de nossa cidade. Trata-se do “Força ao Empreendedor”, desenvolvido numa parceria entre a Prefeitura de Caçador, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Associação das Micro e Pequenas Empresas (Ampe) e Siccob.
Os recursos variam de 500 reais a três mil reais, que podem ser pagos em até 12 vezes sem nenhum juro, que é pago pela administração municipal. A Ampe realiza toda a análise do projeto e junta a documentação necessária para o requerimento. Em seguida, ele é apresentado em assembléia do Conselho Municipal de Desenvolvimento para aprovação, onde á avaliado por duas comissões. “Uma delas analisa a viabilidade técnica e a outra a parte econômica, sendo um processo rápido e tranqüilo”, avalia a diretora da pasta, Evelyn Scapin.
Além do trabalho de orientar os empresários, a Ampe faz um acompanhamento posterior, avaliando como a empresa está se saindo, prestando a consultoria necessária. “Nosso trabalho começa com o projeto, acompanhamento junto ao conselho e depois prossegue no dia-a-dia do empreendimento, dando o suporte necessário”, afirma a consultora Caren Fendt. Os recursos podem ser utilizados para compra de equipamentos, pagamento de taxas para formalização do negócio ou ainda para capital de giro.
Para o prefeito Imar Rocha, o projeto tem sido muito positivo, pois ajuda o pequeno empresário no momento que ele mais precisa, quando inicia as atividades. “Geralmente ele ainda não possui muitos clientes e precisa mostrar o trabalho, além de acumular algumas despesas para o início das atividades, como a documentação e aluguel, se for o caso”, afirma o prefeito. Conforme dados da secretaria, dezenas de pequenos empresários já foram beneficiados.
SEGMENTOS DIFERENTES....SONHOS IGUAIS
O jovem Alisson Edgar Platz está iniciando suas atividades no ramo de móveis e aproveitou o recurso para comprar algumas ferramentas que precisava e as primeiras chapas de MDF. O trabalho já está dando resultado com várias encomendas e um outro profissional já foi contratado para dar conta dos pedidos. “Já estou no segmento da madeira a oito anos como projetista e vendedor, mas agora resolvi levar meu sonho adiante, montando minha própria empresa. (foto).
Outro caso semelhante é do empresário Marcos José Vieira, que investiu numa franquia de encomendas rápidas. Ele explica que o dinheiro é pouco perto daquilo que se investe, mas não deixa de ser uma ajuda importante para quem está começando. “Quem empresta dinheiro pra alguém sem cobrar juros? Acho que nem o pai da gente” comentou.
Franciéli Oliveira trabalhava como funcionária e sonhava ter o seu próprio salão de beleza, não desperdiçando a chance quando soube da oportunidade, através do projeto. Ela já quitou o primeiro financiamento e agora já se credenciou para outra etapa. “Consegui superar as primeiras dificuldades com a ajuda deste projeto e agora já estou pensando em expandir, mas nada disso seria possível sem a ajuda da Prefeitura, Ampe e do Siccob”, destaca.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão