Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A Hepatite B é a mais freqüente no Município entre os anos de 2007 e 2011, manifestada em sua maioria em mulheres. Vacinas estão disponíveis nos postos de saúde para pessoas entre zero e 24 anos de idade
O dia 28 de julho é o “Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais”. A data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) chama a atenção para esta doença que é um constante problema de saúde pública no país. Em Caçador a Hepatite B é a mais freqüente entre os anos de 2007 e 2011, manifestada em sua maioria em mulheres.
Conforme a enfermeira Paula Xavier, da Vigilância de Epidemiologia, 107 pessoas contraíram a doença; destes 35 casos dão vírus A; 17 do C e dois de vírus ignorado. Ainda segundo a saúde de Caçador, 41 homens contraíram a doença e 66 mulheres.
A enfermeira informa que a vacina está disponível em todas as unidades de saúde de Caçador, e são destinadas para pessoas de zero a 24 anos de idade. Ela chama a atenção ainda para a importância da manutenção dos cartões de vacina, e comenta a necessidade deste documento para uma viagem ao exterior por exemplo.
“Hepatite: não deixe essa doença se esconder em você”, fala Paula, salientando as formas de adquirir a Hepatite. Ela ressalta que a forma viral é a mais freqüente, no entanto é possível contrair a doença através de bactérias, medicamentos, álcool, tóxicos, entre outros.
Adequação
A enfermeira Paula Xavier, responsável pela Vigilância Epidemiológica em Caçador, comenta o aspecto de feminização das hepatites B/C, relacionada ao setor beleza. Ela comenta que o uso de materiais perfurocortantes - utilizados por manicures e podólogos - sem a esterelização adequada pode transmitir a doença.
Nos próximos dias, o setor de Epidemiologia encaminhará comunicado aos salões de beleza do Município para que efetuem a adequação devida.
Sintomas
A doença pode provocar febre, mal estar, desânimo e dores musculares, as mais severas podem levar à icterícia, conhecida por “trisa” ou “amarelão” e pode ser fatal. A forma de prevenir e controlar a doença são através da vacinação (Hepatite A e B) e tratamento (Hepatite C).
Saiba como prevenir a doença
As hepatites virais são doenças graves e silenciosas. Muitas pessoas desconhecem a doença e suas formas de transmissão mesmo quando estão vivendo em um ambiente propício à contaminação. Com isso, muitas vezes estas doenças são diagnosticadas tardiamente, dificultando o tratamento. Quanto às formas de contágio, as hepatites virais podem ser classificadas em dois grupos:
Fecal-oral (vírus A e E): a contaminação depende de condições de saneamento básico e água, além de higiene pessoal e dos alimentos;
Sanguínea (vírus B, C e D): assim como o HIV, a transmissão pode ocorrer pelo sexo desprotegido; da mãe para filho durante a gravidez e parto; ao compartilhar seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam. (Fonte: SINAN/GEDST/DIVE/SES/SC)
Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros
18/11/2024 - 11:43Calorão e risco de temporais marcam início da semana em SC
16/11/2024 - 11:48