Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

PRODUÇÃO INTEGRADA

Parceria entre Epagri e Prefeitura revela nova alternativa ao agricultor

20/04/2012 às 00:25

Imprimir

O Sistema Integrado de Produção de Tomate desenvolvido pela Estação Experimental de Caçador será apresentado ao agricultor local. A iniciativa é resultado da parceria entre a Epagri local e a Prefeitura de Caçador via Secretaria de Agricultura. O tema foi discutido nessa quinta-feira (19), na sede da secretaria, e inicialmente será divulgado nas comunidades da Linha Bugre, Castelli e Cará através de reuniões explicativas.

A proposta do novo sistema visa reduzir custos, ampliar a produtividade e integrar as atividades atendendo a legislação ambiental. O modelo que já foi testado pela Epagri junto aos produtores durante três safras obteve resultados esperados. “Convidamos os agricultores a participar das reuniões e aderir a essa alternativa, acompanhando os trabalhos de divulgação”, incentiva Michele Baseggio, da secretaria de Agricultura.
Os encontros explicativos do sistema serão realizados nos dias 23,26 e 27, às 14h no pavilhão de cada comunidade. A primeira reunião será realizada na Linha Rio Bugre, estendendo o convite também aos produtores do Adolfo Konder; a próxima será no Castelli e o último encontro na comunidade do Cará.
“Nesses encontros estaremos divulgando e trazendo uma proposta aos agricultores para fazer uma unidade demonstrativa em suas propriedades aonde eles terão a oportunidade de acompanhar o sistema de produção, ver as vantagens e comparar com o modelo utilizado”, descreve Michele frisando o uso mais racional de recursos, insumos e a qualidade de trabalho ao agricultor e ao consumidor final.

Epagri implanta unidades demonstrativas

Após oito anos de pesquisa, a Epagri junto a Secretaria Municipal de Agricultura enfatiza a implantação de unidades demonstrativas junto aos agricultores. “O procedimento terá a orientação através de toda a tecnologia para que esse sistema se expanda em todo município e região; outros quatro estados do Brasil já devem receber esse sistema”, informa o extensionista rural e difusor de tecnologia, Amador Tomaselli.
Conforme o representante da Epagri, o Sistema Integrado de Produção de Tomate envolveu oito pesquisadores, e foi desenvolvido em cima da base ambiental, econômica e social. “Dentre as vantagens apontadas está à minimização de custos, ampliação máxima de produtividade e integração de todas as atividades em respeito à legislação ambiental. Tudo isso, para que no final seja produzido um produto alimentar seguro”, completa.

Orientações trabalhistas na área rural

Janice Lara, representante do Sindicato de Produtores Rurais, também participou de reunião nessa quinta-feira, na secretaria de Agricultura. Na ocasião ela comentou sobre o Seminário de Orientações Trabalhistas, Trabalho Rural e Previdência Social Rural, às 13h15 de quarta-feira (25), na Câmara de Vereadores. O evento destinado aos empregadores, empregados e agricultores familiares.
Os interessados em participar do evento terão a facilidade do transporte coletivo, cedido pela Prefeitura de Caçador. “Obrigações, responsabilidades trabalhistas do empregador; obrigações e direitos do empregado e obrigações do trabalhador em regime de economia familiar; e a contribuição sindical patronal e profissional, serão temas abordados”, destaca.
O enquadramento do trabalhador e produtor rural também será abordado em seminário quanto à contribuição sindical patronal e profissional. Representantes do Instituto Nacional de Seguro Social – Previdência Social; Ministério do Trabalho e Emprego de Florianópolis e a Federação da Agricultura de Santa Catarina farão as palestras no seminário.
São parceiros desse trabalho: Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Caçador; Federação de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar; Secretaria de Agricultura de Caçador; Sindicato dos Empregadores Rurais; Patronal e dos Trabalhadores Industriais da Construção Civil e do Mobiliário de Caçador; dos Produtores Rurais de Caçador e dos Trabalhadores Rurais de Caçador e Macieira.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR