Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ESPECIALIZAÇÃO

UNIARP incentiva estágios nos Estados Unidos

18/04/2012 às 16:22

Imprimir

Dois acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) estão realizando estágios nos Estados Unidos este ano: Adriano de Moraes Antunes e Everlan Fagundes.

Os estágios são resultado de convênio firmado entre a UNIARP e a Internacional Farmens Aid Association- Brasil (IFAA BRASIL). Além da experiência prática, do crescimento pessoal, do contato com uma nova cultura e costumes, desafio de viver em outro país e a possibilidade de melhorar a fluência do Inglês, os estagiários têm acesso a fazendas com tecnologia moderna, a métodos avançados e eficientes no setor, expertise administrativo das fazendas e muito mais.
O acadêmico Everlan está realizando estágio na fazenda de George Watanabe, na cidade de Hood River - OREGON – USA. Na fazenda são plantadas variedades de pêra, Bartlett, D'anjou e Bosc, Macieiras Red Delicious, Newtons e uma pequena área de Cerejeiras. Na fazenda são realizadas atividades diversas como preparo do solo, plantio, irrigação, fertilização, colheita, classificação, embalagem, controle de pestes, tratamentos químicos e cuidado geral de plantas.
Everlan conta que os primeiros dias na cidade americana foram difíceis, mas aos poucos, foi se habituando a rotina, as pessoas e ao trabalho diário. “O trabalho de campo nunca foi problema, pois contava com a ajuda do fazendeiro Neil Watanabe que é uma pessoa paciente e se preocupa com o bem estar dos estagiários. Nos primeiros meses realizamos atividades como rastelar pomares, podar cerejeiras, cuidar dos canos e torneiras de irrigação e algumas atividades relacionadas aos tratores. Depois de um mês já estou habituado tanto ao trabalho, ao local e a língua inglesa. A cidade, mesmo sendo pequena (cerca de oito mil habitantes) é muito bonita e tem estrutura de uma média cidade do Brasil”, relata.


Experiência enriquecedora
O professor Luiz Augusto Grando Padilha, coordenador do curso de Agronomia da UNIARP explica que a realização de um período de estágio em outro país possibilita uma experiência extremamente enriquecedora no campo profissional e pessoal. “As competências técnicas e interpessoais são desenvolvidas e reforçadas num processo acompanhado pela descoberta de uma sociedade com referências sociais, culturais e empresariais diferentes”, comenta.
Segundo ele, além do acesso a novas tecnologias e a processos de organização e de gestão inovadores, os estagiários desenvolvem capacidades, conhecimentos e experiências indispensáveis ao sucesso profissional nos dias de hoje em qualquer área de atividade. “Por outro lado, os estagiários que empreendem uma experiência de trabalho numa empresa estrangeira têm a preferência das empresas do seu próprio país”, completa.
Outros acadêmicos que já participaram da experiência foram: Lucas Pessoa de Freitas, Taylor Martello, Rodrigo Crestani e Gilmar Kamienski.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR