Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Nutricionistas, merendeiras, professores, conselheiros de alimentação, e representantes da agricultura familiar participam de capacitação realizada em Caçador
Profissionais escolares de sete Municípios participam de curso de formação integrada em Caçador. A capacitação voltada à alimentação nas escolas teve início na manhã dessa terça-feira (10), na Câmara de Vereadores, e segue até quinta-feira (12). Mais de 180 acompanharam a abertura dos trabalhos coordenados pelo Grupo do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar de Santa Catarina (Cecane).
A abertura oficial dos trabalhos contou com a vice-prefeita, Luciane Pereira, e secretária de Educação. “O Município de Caçador com ajuda da Amarp, o Grupo Cecane e a equipe de nutrição municipal fizeram um maravilhoso evento que tem por objetivo trazer a qualificação aos profissionais e entendimento do que é o Programa de Alimentação Escolar”, elogia.
Temáticas relacionadas à alimentação adequada, compras públicas sustentáveis, e trabalhos em grupo são abordadas no curso. “A capacitação abrange todos os profissionais relacionados à educação de Caçador, Santa Cecília, Calmon, Lebon Régis, Ibiam, Matos Costa, Timbó Grande. Nutricionistas, merendeiras, professores, conselheiros de alimentação, e representantes da agricultura familiar são o público alvo do evento”, explica Karina Zardo, nutricionista de Caçador.
O curso é resultado da parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina e o Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que desenvolve atividades de pesquisa, assessoria técnica e formação na área da alimentação escolar. A promoção é da Associação de Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), com apoio da Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Educação.
Planos de trabalho específicos
De acordo com Manoella de Souza Machado, representante do Grupo Cecane, o curso tem como prioridade a elaboração de um plano de trabalho. “No último dia, separamos os integrantes de acordo com os municípios de origem, e em conjunto, eles desevolvem um plano de aprimoramento de qualidade no Programa de Nacional de Alimentação”, completa.
Além de atender a necessidade de cada cidade, o curso oferece um entendimento diferenciado para cada profissional. “Com as merendeiras vamos trabalhar a questão das boas práticas. Junto aos professores vamos elaborar um projeto pedagógico de educação nutricional. A atuação no controle social e acompanhamento/fiscalização desse programa, serão abordados junto aos conselheiros; com os agricultores será focada a agroecologia; e aos nutricionistas será feito trabalho diferenciado”, detalha.
Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP