Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O ex-prefeito e ex-vice-prefeito de Caçador, Lucir Telmo Christ, esteve na Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (9) para entregar o convite oficial aos vereadores para a Sessão Solene do dia 20 de abril, às 19h30, no Plenário Osvaldo José Gomez, quando recebe do Legislativo o Título de Cidadão Honorário.
A honraria foi aprovada através do Decreto Legislativo n° 181 de 15 de junho de 2011 e assinada por todos os vereadores, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados por Lucir à comunidade caçadorense.
Na oportunidade, o homenageado fez questão de agradecer a todos os vereadores pela lembrança, salientando que durante toda a sua trajetória, profissional e política, trabalhou para que a sua comunidade fosse atendida.
“Aos vereadores, que acharam oportuno me presentar com esta homenagem, a minha gratidão e de toda a minha família, pois jamais esqueceremos este momento”, disse.
Lucir destacou ainda que, enquanto gerente do Banco do Brasil morou em outros centros e se aposentou nesta profissão em Lages, porém, não poderia deixar de voltar à cidade que sempre considerou como “sua”. “Quando sai de Caçador para administrar outra agência do Banco do Brasil, eu disse que ainda voltaria para, aqui, completar a minha vida, e assim fiz”.
Na oportunidade, os vereadores enalteceram a trajetória do homenageado, salientando que o gesto do Legislativo representa o reconhecimento de Caçador pelo trabalho e dedicação ao longo dos anos.
Sobre o homenageado
Lucir Telmo Christ nasceu em 20 de março de 1933. Natural de Roca Sales, Rio Grande do Sul, é filho de Nilo Leo Christ e Lydia Fontana Christ. Casou-se com Dilma Cruz Christ e teve quatro filhos: Ivana Christ Coldebella, Liliane Christ Driessen, Lucir Telmo Filho (falecido) e Nayara Christ (falecida).
Veio para Caçador quando criança, acompanhando a família, pois seu pai já havia estabelecido na cidade uma serraria, onde trabalhava com a exploração da madeira. Já adulto, optou por continuar na cidade, pois na mesma encontrava-se sua família, bem como seus amigos.
Por ser conhecido na cidade, foi convidado para participar da política e, por duas vezes, havia sido convidado a disputar as eleições para o Executivo Municipal; na primeira ocasião, em 1976, o convite partiu do Coronel Valter Perachi Barcelos, este que à época, era diretor do Banco do Brasil e vice-presidente da ARENA, pois Lucir era servidor do Banco do Brasil e preferiu continuar exercendo as suas funções como bancário, pois tinha filhos pequenos e no momento não podia desligar-se do emprego.
Já em 1982, em Lages, trabalhando na agência da cidade como gerente, recebeu outro convite, mas recusou devido a motivo familiar, que outrora, queria terminar o curso de direito, interrompido em decorrência do emprego e da família, quando o então prefeito na época, Onélio Menta, convidou-o para trabalhar como chefe de gabinete e, portanto, deslanchou na carreira política.
Em 1989, com o apoio popular, foi eleito prefeito de Caçador e, até 1992, oportunizou à comunidade caçadorense obras e ações que o fizeram se sentir satisfeito perante o trabalho realizado no Poder Executivo Municipal.
Formado em técnico em contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Catarinense de Caçador e Curso Superior em Ciências Econômicas do Paraná, chegou a iniciar uma segunda graduação, em Direito, mas acabou por desistir.
Recebeu condecorações do Exército Nacional em 1992, e da política militar em 1998, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
Dado o histórico político, continua participante ativo da política caçadorense, sendo vice-prefeito de 1997 a 2000; de 2005 a 2008; e de 2009 a abril de 2011.
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros