Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

PESQUISAS

Embrapa Florestas apresenta trabalhos na Secretaria Regional de Caçador

Beto Comazzetto recebeu equipe da empresa que busca parcerias para projetos e atuação conjunta

28/03/2012 às 01:51

Imprimir

Representantes da Embrapa Florestas estiveram nesta terça-feira (27) reunidos com o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Beto Comazzetto, para apresentar a atuação desta unidade em Caçador e região, no ramo de pesquisa florestal envolvendo florestas nativas, plantadas e agroflorestas. Estavam no encontro, a pesquisadora, Yeda M. Malheiros de Oliveira, o técnico Carlos Roberto Úrio, a bióloga Betina Kellermann, e o representante da Gerência de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Agricultura da SDR/Caçador, Neri Vezaro.
A Embrapa Florestas é uma Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Em quase três décadas de existência, colocou um significativo número de tecnologias à disposição do setor florestal brasileiro. Elas permitem melhor eficiência produtiva, a redução dos custos de produção, o aumento da oferta de produtos florestais e agrícolas no mercado e, simultaneamente, conservar o meio ambiente.
A unidade atua em Caçador em aproximadamente 1.500 hectares de seu próprio terreno, que hoje está cedido em comodato para a Estação Experimental da Epagri. De acordo com a pesquisadora Yeda, o objetivo da visita ao secretário regional deve-se a fazer contatos com autoridades locais para estabelecimento de parcerias nos projetos atualmente em desenvolvimento e prospecção de possibilidades de atuação conjunta na área de atuação da Embrapa.
Para conseguir realizar todo este trabalho e colaborar para o desenvolvimento do agronegócio florestal e para a sustentabilidade do agronegócio, a Embrapa Florestas atua de forma cooperativa com universidades, instituições estaduais de pesquisa, empresas de assistência técnica e de extensão rural, organizações não-governamentais, empresas e associações do setor privado, poder público, instituições internacionais, produtores e suas associações, cooperativas entre tantos outros importantes parceiros.
Vezaro revela que a presença da Embrapa e a parceria com a Epagri irá aumentar o número de técnicos apoiando e assessorando a agricultura regional principalmente nos assuntos florestais e agronegócio. “Mesmo que algum assunto não seja da alçada deste núcleo da Embrapa que atua com florestas, os mesmo irão assessorar, mobilizando outras unidades da própria empresa sempre que necessário. Outros fatores positivos são a preocupação da Embrapa com a atual situação da agricultura, partindo da descapitalização do homem do campo, assim como a perspectiva de que é possível trabalhar a floresta regional para ser um meio de sobrevivência para o campo.
Outro assunto do encontro foi o auxílio para o surgimento de projetos agropecuários e na produção de biomassa, incentivando o plantio de plantas nativas (bracatinga e outras) ou exóticas, como ou eucalipto. “Nosso agricultor está muito ligado ao processo de extrativismo, que é a derrubada da mata. Agora o objetivo é fazê-los entender melhor o manejo sustentável, conhecendo as potencialidades da floresta e se beneficiando da mesma, com plantio por exemplo de erva-mate, araucária, pessegueiro bravo, entre outros”, explica Vezaro.
Para Beto Comazzetto, conhecer mais sobre o trabalho da Embrapa e saber que atuam na região tanto na oferta de produtos como na conservação do meio ambiente e pesquisas é importante, pois Caçador e região tem muito a oferecer neste ramo e muito para ser cuidado. “É bom termos pesquisadores, técnicos e biólogos atuantes, ainda mais representantes da maior empresa de pesquisa brasileira no setor. No que for preciso a Secretaria Regional estará junto para o bom andamento do trabalho desta equipe”, comenta.

Bosque Modelo
Ainda no encontro a equipe da Embrapa Florestas apresentou ao secretário regional o projeto Bosque Modelo, criado no Canadá e já atuante em várias partes do mundo. A intenção segundo Yeda, é implantar o projeto na região.
Os Bosques ou Florestas Modelo (BM) constituem um processo voluntário de alianças participativas, por meio das quais indivíduos e grupos representando valores e interesses diversos trabalham conjuntamente, visando o desenvolvimento sustentável de um território (paisagem) onde a floresta desempenha um papel importante.
Para a Embrapa, a região de Caçador possui notadamente, vocação florestal, sendo que este componente se insere de forma marcante na paisagem.
Em maio a empresa pretende realizar um workshop para discussão de detalhes com relação a implantação do bosque modelo na região.


 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR