Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ATO OFICIAL

Sessão Solene alusiva aos 78 anos de Caçador lota plenário da Câmara Municipal

23/03/2012 às 01:21

Imprimir

A Câmara Municipal de Caçador realizou na noite desta quinta-feira (22), sessão solene alusiva aos 78 anos de Caçador. Evento aconteceu no Plenário Osvaldo José Gomez e reuniu autoridades locais, convidados e representantes dos três Poderes Constituintes.

Com o auditório do lotado, a Casa Legislativa aproveitou o ensejo para homenagear as 39 micro e pequenas empresas instaladas no município entre as décadas de 50 e 80.
Na oportunidade, a presidente Sirley Ceccatto destacou, mais uma vez, o papel importante das micro e pequenas empresas de Caçador. Ressaltou que são elas as responsáveis pela geração de aproximadamente 64% dos postos de trabalho, que juntas somam mais de 2300 empresas contribuindo na arrecadação municipal em torno de 20%. “A Câmara Municipal reconhece e engrandece a contribuição dos que apostam nesta cidade e mantém-se com a mesma dedicação de início, comprometidas com a qualidade e eficiência, acreditando no desenvolvimento dessa terra”, afirmou, lembrando ainda de todos os empreendedores que aqui investem, em atividades diversificadas e acreditando no município.
Além das microempresas, também foi prestada homenagem aos escritórios de contabilidade que através de um levantamento forneceram informações pertinentes ao tempo de atuação de cada microempresa e a sua situação fiscal perante o município.
“Com isso, preocupa-se o Poder Legislativo na necessidade de resgatar e documentar a história fixada em todos os setores que contribuíram e continuam contribuindo no registro do desenvolvimento deste Município”, afirmou a presidente.
Fazendo uso da palavra em nome dos demais edis, o vereador Carlos Evandro Luz enfatizou a merecida homenagem ressaltando que para os parlamentares da Casa se tornou um grande privilégio e, sobretudo, meio de externar o sentimento e o reconhecimento de todos os caçadorenses, aos relevantes serviços desencadeados por cada homenageada, contribuindo, cada qual em seu segmento, de forma significativa para o desenvolvimento do nosso município.
“Esta homenagem, portanto, não pode ser tida como um presente; de igual modo, não há que ser interpretada como um prêmio: tem um significado mais amplo, porque traz em seu âmago, o condão do reconhecimento popular”, afirmou.

“Temos ainda muitos desafios e conquistas pela frente”

Falando em nome de todos os homenageados, o microempresário Elias Colpini, proprietário da Comunicasom, destacou um relatório do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) – de 2008, que informa que das 133.734 empresas existentes em Santa Catarina, 98% são de micros e pequenos empresários, distribuídos nos setores do comércio, indústria e serviços, responsáveis por mais de 30% dos empregos.
Essenciais para a economia brasileira, as micro e pequenas empresas têm sido cada vez mais alvo de políticas específicas para facilitar sua sobrevivência, como a Lei Geral para Micro e Pequenas Empresas, que cria facilidades tributárias. Segundo uma pesquisa do SEBRAE realizada em 2007, 78% dos empreendimentos abertos no período de 2003 a 2005 permaneceram no mercado (o índice anterior era 50%). Isso também tem contribuído para tirar uma série de empreendedores da informalidade no Brasil.

“Mas, percebemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido! Temos ainda muitos desafios e conquistas pela frente e que será alcançado pela união de esforços e empenho de todos... Devemos estar conscientes de que juntos somos muito mais! Estejamos certos, não há lugar para desânimo e desistência diante dos desafios desta caminhada”.Autoridades destacam a importância deste segmento

O prefeito Imar Rocha, o deputado estadual Reno Luiz Caramori e o secretário regional Gilberto Amaro Comazzetto também destacaram a importância das empresas de pequeno porte.
No momento que antecede os 78 anos de Caçador, Imar se reportou à história para afirmar que a economia forte do município ao longo dos anos se deve às micro e pequenas empresas, através das serrarias instaladas no interior para a extração da madeira. “Muitas que eram pequenas, hoje, se tornaram grandes, mas todas, através do trabalho árduo e consistente, contribuíram para que a nossa cidade ficasse conhecida como a Capital da Indústria”, disse.
Reno relembrou algumas histórias dos homenageados salientando o espirito empreendedor de cada um, que os mantiveram sólidos mesmos nos momentos mais difíceis. “Há exemplo dos desbravadores, em 1934, vocês foram fundamentais e ajudaram a escrever a história deste município. Parabéns a todos”.
Por fim, o secretário Gilberto Comazzetto parabenizou a Câmara pela iniciativa e enalteceu também a participação dos contadores na coleta dos dados. Lembrou das dificuldades em se abrir e manter uma empresa devido a carga tributária e outras guerras fiscais, causadora do fechamento de muitas empresas. “Mas vocês se mantiveram firmes, na ativa, mostrando coragem e potencial em todos estes anos. O nosso desejo é que permaneçam assim, com sucesso cada vez mais”.

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR