Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O auditório da Associação Empresarial de Caçador (Acic) recebeu nesta quinta-feira (15) o Seminário/Oficina de divulgação do estudo de regionalização e da elaboração do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Santa Catarina, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS), em parceria com a empresa DRZ Geotecnologia e Consultoria.
Na abertura estiveram presentes o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Beto Comazzetto, o gerente de Desenvolvimento Econômico e Sustentável da SDR/Caçador, Odelir Neves, o gerente regional da Fundação do Meio Ambiente de SC (Fatma), Dario Francio, além da presidente da Fundação do Meio Ambiente de Caçador (Fundema), Denise Chiarello, e pessoas ligadas a área, vindas de Concórdia, Curitibanos, Lages, Arroio Trinta, Campos Novos, São Joaquim e Joaçaba.
O seminário consiste na apresentação da legislação federal, nivelamento por meio da capacitação dos atores envolvidos sobre os aspectos referentes ao gerenciamento e a gestão de resíduos sólidos. Também apresenta um breve diagnóstico da situação dos resíduos no Estado de Santa Catarina com enfoque nas unidades de disposição final existentes no Estado e as diversas alternativas de Consórcios Municipais e a Legislação Federal que o fundamenta.
Dario Francio declarou que a Fatma possui um grande envolvimento com a área de resíduos sólidos, visto que atuam no trabalho dos licenciamentos para aterros sanitários, já existentes em Caçador e Videira. “Nosso problema está nos municípios pequenos, que não possuem tantos recursos para promover as ações necessárias visando o licenciamento. Queremos formar um plano estratégico para isso. Todos já sabem como deve ser cuidada a água, agora precisamos mostrar como cuidar dos resíduos sólidos”.
O gerente da pasta, Odelir Neves, declara que a região possui problemas quanto ao assunto resíduos sólidos, e que agora o Governo do Estado dá início a estes seminários para auxiliar no entendimento das regiões. “Vamos tratar aqui de um assunto muito importante e que necessita da participação de todos os envolvidos em seus municípios, pois as prefeituras que não possuírem seus planos elaborados até 2014, encontrarão dificuldades na busca por financiamentos na área”.
Beto Comazzetto enalteceu a iniciativa da SDS em promover estes encontros regionais e falou da importância em se buscar esclarecimentos na área, pois existem muitas normativas a serem cumpridas para captação principalmente de recursos federais. “O processo de descentralização do Governo do Estado propicia desde seu início, que atividades como essa ocorram em todo território catarinense, aproximando das pequenas cidades do interior, informações sobre diversos temas. Tenho a certeza que neste seminário questões serão sanadas e muita informação nova será levada pelos participantes para empregarem em suas cidades”.
ORGANIZAÇÃO – Os responsáveis pela organização do Seminário são os engenheiros da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS), Cláudio Caneschi, Robson Ávila Wolff e Frederico Gross, que ao longo do dia dão suporte aos consultores da empresa DRZ, responsáveis pela apresentação do conteúdo, Rubens Menoli, Luciana Quevedo Nunes e Marcos Di Nallo.
Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP