Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Esta segunda-feira (27) marcou o início dos trabalhos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe em seu novo ponto de atendimento técnico dentro da Secretaria Regional de Caçador, onde serão realizadas as elaborações de projetos relacionados a recursos hídricos compreendendo os 27 municípios de abrangência do Comitê, cadastro para os usuários da água, controle, proteção, conservação e recuperação dos recursos, estudos, divulgação de programas, entre outros trabalhos.
No ato estiveram o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador, Beto Comazzetto, o presidente do Comitê do Rio do Peixe, Júlio Moschetta, pela Gerência de Desenvolvimento Econômico e Sustentável da SDR, Neri Vezaro, e ainda dois representantes do Comitê da Bacia do Rio Timbó, parceiros nas ações regionais, Antônio Marinaldo Reinelli (Videira) e Sabrina Gisiliane Moretti.
Os 18 comitês de bacias em Santa Catarina são vinculados a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDS), em Florianópolis, e muitos já atuam junto as suas respectivas secretarias regionais. De acordo com Moschetta, em Caçador a Secretaria da Agricultura é parceira nas ações e agora será ampliada a abrangência no Alto Vale do Rio do Peixe com esta aproximação junto a SDR. “Teremos aqui neste atendimento técnico, um profissional da área ambiental que atuará diretamente nos trabalhos já citados e também atenderá as prefeituras dos municípios compreendidos”, comenta.
Beto Comazzetto lembra que possuir o Comitê do Rio do Peixe junto a Secretaria Regional é ampliar a atuação do Governo do Estado e ficar mais próximo das ações nesta área. “Os comitês de bacias possuem papel de extrema importância no que diz respeito ao uso responsável e correto dos recursos hídricos da região. Como representantes do Estado estamos aqui justamente para isso, fortalecer os laços com os municípios, seja na infraestrutura, educação, saúde, como agora aproximando-se mais ainda na questão das bacias hidrográficas. Dou as boas vindas, desejo sucesso aos nossos colegas do Comitê e me coloco a disposição para o que for preciso”, declara o secretário regional.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe trabalha para garantir fundamentalmente: A conservação da qualidade e quantidade da água presente junto a Bacia Hidrográfica Rio do Peixe; A aplicação dos instrumentos propostos pela Lei Federal nº 9.433/97, promovendo o debate das questões relacionadas aos recursos hídricos e articulando a atuação das entidades intervenientes.
Os municípios de abrangência são: Água Doce, Alto Bela Vista, Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Campos Novos, Capinzal, Erval Velho, Fraiburgo, Herval D’Oeste, Ibiam, Ibicaré, Iomerê, Ipira, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Macieira, Ouro, Peritiba, Pinheiro Preto, Piratuba, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Treze Tílias e Videira.
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros