Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Acadêmicos da 3a fase do curso de Matemática da UNIARP, juntamente com alguns acadêmicos do curso de Engenharia de Controle e Automação, Sistemas de Informação e Engenharia Civil, realizaram uma pesquisa de campo de caráter sociológico e estatístico, por amostragem nos bairros São Cristovão, Rancho Fundo, Morada do Sol e Bom Sucesso. Os acadêmicos foram orientados pelo professor Joel Bonin, professor da disciplina de Sociologia.
Os estudantes da UNIARP se propuseram a estabelecer uma ponte de ligação entre o conhecimento acadêmico-científico com a vida prática do cotidiano. “A ideia seria mostrar que a sociologia e a matemática não estão dissociadas do dia-a-dia das pessoas”, explica Bonin.
Os acadêmicos tiveram como objetivo averiguar quais são as necessidades mais urgentes de alguns bairros de Caçador. O Professor ressalta que a pesquisa não tem um caráter definitivo, mas apenas de amostragem, pois a população total do município é de 71.333 habitantes, segundo estimativa do IBGE/2011. “O número total de habitantes entrevistados foi de 80, (equivalendo a 0,1 % da totalidade de habitantes, aproximadamente), o que apenas revela “panoramicamente” a realidade das necessidades da população caçadorense, o que marca a pesquisa como estatística por amostragem”, salienta.
Os acadêmicos envolvidos na pesquisa foram: Marília Gabriela do Amaral, Thays Voltolini, Roberson Deechen Costa, Camila Ribeiro, Andressa Oliveira da Silva, Ana Caroline dos Santos e Karolai Rosário da Cruz (Licenciatura em Matemática), Marcos do Nascimento, Antonio Lucio Turra e Fabiana Zeni (Engenharia Civil e Engenharia Mecatrônica), Luhan Meireles da Silva, Angelita Chapieski, Lauro Marins e Thays de Jesus (Fisioterapia e Sistemas de Informação).
Os resultados
De acordo com a pesquisa, as maiores necessidades da população dos bairros de Caçador são infraestrutura e saúde. Entretanto, no último item da pesquisa, o maior motivo de desemprego, segundo os entrevistados é a falta de qualificação profissional, contudo, a educação aparece em último lugar na escolha das maiores necessidades, o que pode ser comprovado pelo nível escolar dos entrevistados. “Isso para nós é um dado curioso e plausível de uma pesquisa sociológica e histórica mais aprofundada”, comenta Bonin.
Saiba mais
A Sociologia, de modo geral, é uma área do conhecimento humano que tenta estudar cientificamente a sociedade. Ela surgiu após a Revolução Industrial em meados do século 18 na Europa. Um dos principais fundadores da Sociologia foi Émile Durkheim. A sua teoria aborda que as pessoas precisam aprender a conviver segundo regras e princípios dados pela educação formal e informal. A educação tem o papel, por este viés, de estabelecer laços de socialização e de solidariedade.
Além disso, um dos aspectos mais importantes da Sociologia é, por meio de pesquisas de campo, estabelecer quais são as políticas públicas que se fazem mais urgentes/emergentes em um município ou bairro. Ou seja, cada um de nós trabalha para a solidificação da sociedade e para o sucesso econômico das cidades, mas ao mesmo tempo, necessita de uma retaguarda social ou de uma proteção ao seu bem-estar.
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros