Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Diversos fatos e exemplos de negligências foram apresentados pelo edil. Ele solicitou apoio dos demais vereadores para que as denúncias sejam apuradas
O vereador Vilso Soares dos Santos fez uso da palavra livre na sessão desta terça-feira (7) para denunciar alguns descasos no atendimento à população no Hospital Maicé. Segundo ele, o Hospital teria recebido do governo do Estado, há dois meses, uma verba no valor de R$ 923 mil para a realização de cirurgias eletivas, porém, as cirurgias encaminhadas não foram realizadas, sendo que aproximadamente 300 delas precisaram ser encaminhadas pela secretaria municipal da Saúde para outros centros.
“O Maicé e alguns médicos não estão cumprindo com o seu papel. Existe um contrato entre a prefeitura e o hospital exatamente para que o atendimento à população não seja prejudicado, mas na sua grande maioria não está sendo cumprido”, afirmou.
O vereador abordou ainda a existência de um Corpo Clínico responsável pelas decisões no local. Segundo ele, este Corpo teria autonomia para decidir até mesmo a contratação de novos médicos. “Ou seja, não são as Irmãs ou a direção que dão as ordens no Hospital, mas sim este chamado Corpo Clínico. Temos apenas um hospital para atender uma grande demanda existente em Caçador e região e eles (hospital e alguns médicos) não estão atendendo a população como ela merece”, frisa.
Outros dois exemplos de possíveis descasos com a população foi denunciado pelo vereador. O primeiro está relacionado a uma jovem que fraturou o braço em acidente de moto no final do ano passado e o atendimento teria sido negado por um ortopedista por se tratar do dia de Natal. “O médico simplesmente olhou para ela e disse que não iria atender porque era Natal e ele estava indo para casa. Além do erro do médico em não atender, mais uma vez se confirma o descaso do hospital em liberar a moça naquele estado”.
Por fim, um acidente de trabalho com um homem que teve as pernas esmagadas após queda de uma empilhadeira há alguns dias mostrou a carência de sangue no município e na região. O vereador destacou que antes de vir a óbito o trabalhador necessitou de sangue, o qual estava em falta tanto em Caçador quanto no Hemosc em Joaçaba. “Por estes e outros motivos que a Câmara precisa tomar conhecimento do caos que está a saúde em Caçador. Peço o apoio dos vereadores para que estes casos sejam apurados e as autoridades competentes tomem as atitudes cabíveis”, finaliza.
Eventual negligência médica está sendo investigada pela polícia
Em relação ao episódio envolvendo o não atendimento à mulher que sofreu a queda de motocicleta, o vereador e delegado, Carlos Evandro Luz, lembrou que foi instaurado na Delegacia um procedimento investigatório, onde está sendo apurada uma eventual responsabilidade penal decorrente de negligência médica. “O fato chegará, obviamente, à Justiça, a qual que analisará e deliberará a respeito da situação. É extremamente pertinente a manifestação do vereador Vilso e entendemos ser uma situação inaceitável e, sobretudo, desumana uma pessoa se dirigir ao hospital e receber alta sem que nenhum tratamento fosse efetivado”, ressalta.
13/02/2012 - 21:26 | Parabens Vilso
Se esta equivocado ou não isso não importa. A tua atitude é de alguem que futuramente merece meu voto como prefeito dessa cidade, até q enfim alguem com coragem e disposição pra denunciar esse caos...
09/02/2012 - 21:51 | P/ Andre
você também não sabe do que está falando.
09/02/2012 - 14:19 | andre para vc Equivocado\\\'
na verdade vc fez este comentario por que dever ser um dos baba ovo ai no maice se liberta dessa irma do diabo daqui a pouco leva um chute na bunda ai fica olha a carinha dele
08/02/2012 - 17:44 | Cidadão
Querem saber a verdade não temos hospital, não sei nem como poderiamos chamar aquele estabelecimento, otra coisa cade a Vigilancia Sanitaria, que não atua em nada por que não passam por lá para..
08/02/2012 - 14:34 | Equivocado\'
O Vereador está totalmente equivocado, não sabe do que está falando. Foi amplamente divulgado sobre o recurso de R$ 923 mil e não tem nada a ver com cirurgias eletivas. Vai se informar antes de falar.
08/02/2012 - 08:02 | Caçadorense
Parabens ao vereador Vilso, pois algo tem que ser feito com relação ao atendimento de nosso hospital. Conhecemos casos muito piores que os sitados na matéria, realmente alguma coisa tem que mudar.
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros