Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Cooperativa Cidadania e Meio Ambiente teve acréscimo significativo nas vendas do material reciclável após aderir solução indicada pelo prefeito de Caçador, Imar Rocha
Aproximadamente 90 toneladas de material reciclável são administradas – mensalmente - pela Cooperativa Cidadania e Meio Ambiente (Coocima). Apesar do grande volume de material, todo o lixo era comercializado com valor abaixo do mercado aos atravessadores. Após conversa com o prefeito de Caçador, Imar Rocha, os dirigentes conseguiram valorizar o seu produto em cerca de 30% através da venda direta.
Aceitando a sugestão do prefeito de Caçador, Imar Rocha, os dirigentes da Coocima passaram a guardar material até fechamento de uma carga e realizar venda fora do Município. “Antes entregávamos nosso material (garrafas PET) por R$ 1,7 mil a carga; e agora, com a nova estratégia passamos a vender o mesmo produto por R$ 2,2 mil”, compara Ivete Soares, presidente da Coocima.
Depois de receber os dirigentes da Cooperativa em seu gabinete, o prefeito de Caçador, Imar Rocha esteve na cooperativa para verificar resultados. Junto ao secretário de Administração e Fazenda, Celso Thomé e a presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fundema) eles acompanharam os trabalhos nessa segunda-feira (6).
INDEPENDÊNCIA: Sustento para 20 famílias
A equipe da Coocima é responsável pela coleta, transporte do material e armazenamento no barracão, triagem e entrega do material aos compradores. “Hoje a gente está muito contente porque através da conversa que tivemos com o prefeito estamos conseguindo chegar ao objetivo que queríamos: caminhar com as nossas próprias pernas”, destaca Ivete Soares, presidente da Coocima.
Atualmente 20 famílias dependem do trabalho realizado na cooperativa para o seu sustento. “É um trabalho honesto, digno e pedimos ajuda para muitos e conseguimos vender esse material para fora e agregar valores após conversa com o prefeito”, acrescenta Ivete.
FACILIDADE: Cooperativa tem transporte garantido
“Quando recebemos a visita dos dirigentes da cooperativa eles nos apresentaram vários problemas, inclusive em relação aos preços das mercadorias. Tomamos algumas iniciativas no sentido de auxiliá-los, que já começam a funcionar”, destaca o chefe do Executivo Municipal, Imar Rocha. Dentre as medidas adotadas em prol da organização dos cooperados, a Prefeitura através da Fundema adquiriu um caminhão.
“O veículo foi destinado ao transporte das cargas visando à maior lucratividade na venda do material. E, segundo os dirigentes o comércio desses produtos às empresas de cidades próximas melhorou o empenho da cooperativa”, informa.
Imar Rocha chama a atenção para os trabalhos de conscientização na comunidade local, pela equipe da Fundação. “Além de tudo isso – inclusive de dar emprego para essas pessoas - estamos resolvendo o problema de nosso aterro municipal”, comemora, comentando que essa ação a vida útil foi aumentada.
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros