Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O Brasil possui aproximadamente 736 mil bares e restaurantes, esses dados são do último relatório gerado pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), iniciativa criada por fabricantes, prestadores de serviço e operadores, que buscam soluções para o mercado. Para garantir que os resíduos gerados por esses estabelecimentos tenham destinação adequada, a Cooperativa Recicla Caçador está convidando os donos e gerentes a repassar diretamente para a cooperativa.
Segundo Franciele Ortis, o objetivo é tornar mais simples o processo de coleta seletiva e garantir que os materiais recicláveis sejam entregues à reciclagem, contribuindo para a sustentabilidade da região e ajudar os estabelecimentos a ficarem sintonia com os dispositivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e ao Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020). ”Contamos com a colaboração dos donos, funcionários e até consumidores de bares e restaurantes para atingirmos nossa meta e contribuirmos com o ecossistema da região”, diz Ortis.
“Os tipos de resíduos aceitos são: plástico, vidro, papel, metal e óleo de cozinha. Além do fator meio ambiente, a cooperativa é a fonte de renda de dezenas de cooperados que serão ajudados com todos os materiais que forem repassados”, explica Franciele. A Cooperativa Recicla Caçador estima que 15 toneladas de resíduos sejam reciclados.
Atualmente, 14 famílias foram beneficiadas com a chegada da cooperativa Recicla Caçador), presente na região desde 2022 com apoio do Instituto Recicleiros, através do Programa Recicleiros Cidades, programa único no Brasil, que seleciona, fornece tecnologia, maquinário, inteligência, capacitação e suporte, para que municípios possam desenvolver e administrar com eficiência a coleta seletiva sustentável, envolvendo os aspectos ambientais, sociais e econômicos da região. "Quanto maior a adesão por parte da população e empresas ao projeto, maior será a possibilidade da criação de mais postos de trabalho e renda digna para pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de mais resíduos desviados do aterro sanitário, colaborando com a preservação do ecossistema local", declara Franciele.
Para a efetivação da campanha, uma equipe da cooperativa fará visitas nos bares e restaurantes da cidade, que se propuserem a participar e, após analisar cada caso individualmente, voltará com uma proposta de parceria. Os que aceitarem receberão o selo de “Amigo da Reciclagem”, terão seus resíduos coletados regularmente e ficarão em dia com as obrigações ambientais. A ideia é que futuramente os funcionários do estabelecimento recebam um treinamento e material para orientar os clientes.
Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros
18/11/2024 - 11:43