Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC lança campanha de conscientização para comparecimento às cirurgias eletivas
A estatística é alarmante: cerca de 30% dos pacientes que estão na fila para realização de procedimentos eletivos, não comparecem na data agendada. Os dados foram levantados pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC (FEHOESC), na rede hospitalar privada e filantrópica de SC. Esta situação traz reflexos para toda rede prestadora de serviços, além de impactar na demora para atendimento a outras pessoas que aguardam para fazer os procedimentos. No Hospital Maicé este ano, até o mês de junho, foram 200 cirurgias canceladas por ausência dos pacientes.
Em função deste cenário, a FEHOESC, que representa mais de 180 hospitais privados e filantrópicos e mais de 3 mil clínicas e laboratórios no estado, lança uma campanha de conscientização sobre o tema. Os hospitais são parceiros do governo do estado no Programa Estadual de Cirurgias Eletivas de SC, criado com objetivo de reduzir a fila de espera por procedimentos, até o final deste ano.
“O não comparecimento traz prejuízos inicialmente para a própria pessoa, bem como para a sociedade e também para a rede hospitalar, já que há desperdício de recursos preciosos, como tempo e deslocamento de equipes médicas que ficam de plantão, no aguardo dos pacientes. Precisamos sensibilizar a sociedade de que marcar presença no dia agendado, permitirá a redução das filas, e os pacientes que esperam ansiosamente por sua vez, terão o atendimento agilizado”, destaca o presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento. “Precisamos mudar esta realidade, este número não pode continuar crescendo”, alerta.
A campanha está sendo veiculada nos canais de comunicação da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC, o objetivo é sensibilizar toda a sociedade para que, com a união de esforços, seja possível contribuir para a eficiência do sistema de Saúde em Santa Catarina, promovendo qualidade de vida para todos.
Importante manter os dados atualizados
O Hospital Maicé orienta as pessoas para evitar faltar nas consultas, exames ou cirurgias agendadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O não comparecimento gera custos, além de prejudicar pacientes que precisam do atendimento. Caso a pessoa não possa comparecer, bastar entrar em contato com o hospital Maicé ou com a Secretária de Saúde do município imediatamente, para que outro paciente possa ser atendido no lugar.
É importante que os pacientes mantenham seus dados atualizados nas secretarias municipais de saúde de Santa Catarina para ajudar na redução das filas eletivas. Ao manter as informações pessoais atualizadas, a pessoa contribui para agilizar o atendimento e reduzir as filas de espera por procedimentos médicos e cirurgias eletivas.
Como atualizar seus dados?
Entre em contato com a secretaria municipal de saúde da sua cidade e informe qualquer mudança nos seus dados cadastrais, como endereço, telefone e e-mail. Essas informações são essenciais para que a equipe de saúde possa entrar em contato com você de forma eficiente.
Números de pacientes ausentes em procedimentos cirúrgicos/SUS no Maicé:
Janeiro: 34 pacientes ausentes
Fevereiro: 23 pacientes ausentes
Março: 38 pacientes ausentes
Abril: 45 pacientes ausentes
Maio: 33 pacientes ausentes
Junho: 27 pacientes ausentes
Totalizando o número de 200 pacientes ausentes.
Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros
18/11/2024 - 11:43Calorão e risco de temporais marcam início da semana em SC
16/11/2024 - 11:48Parque Linear é apresentado como modelo em Congresso em SP
16/11/2024 - 10:24Escolas Irmão Venâncio e Dotti recebem homenagens pelos resultados no IDEB