Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Valor deverá ser utilizado para finalização de obras de mobilidade urbana. Projeto foi aprovado pela maioria na Câmara nesta semana
Por 8 votos a 4, a Câmara Municipal de Caçador aprovou o Projeto de Lei que autoriza o Município a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa Finisa – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, na ordem de R$ 30 milhões.
O valor a ser financiado será amortizado em 96 meses com carência de até dois anos para iniciar o pagamento. Segundo o projeto, os recursos serão aplicados em infraestrutura, urbanização, mobilidade urbana e pavimentação, complementando a prestação de serviços que já estão sendo executados pela prefeitura.
O projeto gerou amplo debate entre os vereadores. Contrários à propositura, os parlamentares do MDB, Alcedir Ferlin, Johny Marcos e Marcio JF, e do PL, Fabiano Dobner, se mostraram preocupados com endividamento do Município ao contrair mais um financiamento, o que, segundo eles, gera comprometimento orçamentário de mais de R$ 80 milhões se somados os últimos, já que outros dois empréstimos voltados ao Parque Linear e ao Programa Barro Zero foram efetuados em anos anteriores com a promessa de finalização destas obras, o que não aconteceu.
Eles ainda destacaram que o Projeto traz informações superficiais, não especificando, por exemplo, quais ruas serão pavimentadas com os recursos ou quais problemas de infraestrutura serão sanados, como a situação registrada no bairro Martello onde algumas vias ficaram alagadas há poucos dias após chuva torrencial. Além disso, cobraram que o Executivo preste contas do que já foi realizado com os valores anteriores antes de solicitar novos recursos.
Os votos favoráveis partiram dos vereadores do PSDB, Almir Dias, Alurindo de Oliveira e Paulo Nazário (Soró); do União Brasil, Clayton Zanella, Leandro Sawchuk e Jonatas Maia; além do PP, com Lidiane Cattani, e do PSD com Jean Carlo Ribeiro.
Ambos justificaram seu posicionamento informando que os recursos são essenciais para que obras estruturantes possam ser finalizadas.
Lembraram que com o aumento no preço da matéria-prima do asfalto, os recursos estabelecidos no lançamento do Programa Barro Zero ficaram insuficientes para pavimentar todas as ruas de Caçador e que ainda há cerca de 17 quilômetros no perímetro urbano sem pavimentação. Com este novo valor, explicam, será possível zerar as ruas sem asfalto e investir em outras demandas importantes. “Não é justo que os moradores onde o asfalto ainda não chegou sofram com a lama e a poeira. Eles, assim como os demais, merecem esta melhoria em frente às suas casas”, disseram.
Vale ressaltar que o presidente da Casa vota apenas em situações de empate, ou seja, o vereador Fically não votou na referida matéria.
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros