Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

NA UNIARP

Alunos do curso técnico em Processamento da Madeira aprendem mais sobre Microscopia Vegetal

20/03/2023 às 16:34

Imprimir

Alunos do Curso Técnico em Processamento da Madeira turma 2022/1, do SENAI de Caçador, acompanhados pelos professores Bruno Machado, João Batista De Geroni e Ivonaldo Fermino estiveram no laboratório de histologia da Uniarp, para aumentar os conhecimentos ligados a microscopia da madeira. 

          

A aula foi planejada e abordada pelo professor Bruno Machado. Ali foi possível analisar uma série de características que são geradas pela própria natureza da madeira. De forma prática viram a estrutura anatômica, especialmente das fibras de diferentes tipos de madeira. 

As fibras participam do mecanismo de sustentação da planta como camadas de crescimento, tipos de parênquima, poros (vasos) e raios. Com a utilização dos microscópios, são observadas as características dos tecidos (muito frequentemente já definidas no exame macroscópico) e das células constituintes do lenho, que não são distintas sem o uso de microscópio, tais como: tipos de pontuações, ornamentações da parede celular, composição celular dos raios, dimensões celulares, presença de cristais, entre outros. 

          

A identificação, é de fundamental importância que o observador disponha de uma coleção de madeiras, cujos exemplares sejam rastreáveis às amostras-padrão disponíveis em laboratórios. Em lâminas e lamínulas preparadas pelo professor Bruno deu-se primazia para o estudo das amostras de Pinus e eucalipto, já que são parte forte da base florestal da região. 

O supervisor do curso, Everton Lucas Gomes, relata que as espécies de Pinus elliottii e Pinus taeda, têm ênfase no curso técnico em processamento da madeira, devido à grande utilização nas indústrias. Tais espécies adaptaram-se ao estado de Santa Catarina devido às condições edafoclimáticas serem favoráveis para o seu desenvolvimento. Santa Catarina mantém-se no ranking dos estados com maior área plantada. 

Grande parte da base florestal plantada está concentrada em empresas integradas verticalmente, garantindo o abastecimento de matéria-prima em seus processos industriais. “Os alunos que são todos trabalhadores da indústria madeireira, durante o curso conhecem da semente ao produto acabado. Isso faz com que nossa indústria que é pujante, esteja preparada para os desafios na área florestal, manejo e processamento da madeira”, comenta o supervisor Everton.

 

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR