Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Encontro na Secretaria Regional envolveu representantes municipais, bombeiros e hospital
O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador, Beto Comazzetto, reuniu-se nesta quinta-feira (26) com representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para possível instalação em Caçador junto aos Bombeiros Voluntários. Participaram do encontro o prefeito Imar Rocha, a gerente de Saúde da SDR, Tarciana Munaretto, a secretária de Saúde do município, Dinamar Gomes, o comandante dos bombeiros, Anderson Caetano de Souza, e diretoria do Hospital Maicé.
De acordo com os representantes do Samu, Dr. Shalako Rodriguez Torrico, Eduardo Cavalli e Renilce Massing, o Governo Federal e Estado custeiam grande parte da instalação, como a vinda dos veículos, pagamento dos profissionais, combustível e manutenção, ficando pouca despesa para o município, que ainda terá repasse de recursos durante o ano. Explicam ainda, que a capacidade de atendimento dos Bombeiros Voluntários de Caçador seria de grande benefício para esta ação conjunta, com a base do Samu ficando na corporação, já que os próprios bombeiros voluntários que são técnicos em enfermagem e enfermeiros, podem passar pelo processo seletivo para atuar neste serviço.
A gerente de Saúde, Tarciana Munaretto, ressalta que os médicos interessados em atuar no Samu podem procurar a Gerência de Saúde da Secretaria Regional de Caçador, no bairro DER, a partir da próxima segunda-feira, dia 30. “Tudo está se encaminhando para a instalação do Samu em Caçador, onde teremos uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que virá para o município através de repasse do Governo Federal e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que será mantida pelo Estado. Com a USA, que é uma UTI Móvel, estaremos facilitando a transferência de pacientes em estado grave para grandes centros. Toda ação em prol da saúde vindo para a sede da nossa SDR é uma vitória, pois não vamos precisar aguardar veículos de outras regiões. O secretário regional Beto Comazzetto e nossa Gerência de Saúde já estavam em busca destas providências para que se efetive este serviço”, comentou Tarciana.
Para Beto Comazzetto, a saúde sempre deve ser um compromisso de todos os administradores e a região precisa de mais atendimento de qualidade e com rapidez. “Acredito que tudo que se invista em saúde é benefício para todos os cidadãos. No nosso caso, atenderíamos com mais agilidade seis dos sete municípios de abrangência da Secretaria Regional, pois Matos Costa já possui seu serviço de Samu. A parceria com os Bombeiros Voluntários de Caçador também facilita este processo. Temos na corporação mais de 20 profissionais entre técnicos de enfermagem e enfermeiros para o processo seletivo, restando apenas irmos em busca dos médicos necessários. Vamos estudar o projeto juntamente com a Prefeitura, mas acredito que poderá dar certo e assim teremos mais opções ainda para salvar vidas na nossa região”, finaliza secretário regional.
01/02/2012 - 00:16 | exatamente
é só promessa não cumprida.. e sempre a mesma coisa. mas nessa proxima eleição ninguem me pega mais.
27/01/2012 - 18:49 | E A UDESC???????
COBALCHINI E COMAZZETO QUANDO EM CAMPANHA AFIRMARAM Q IRIA VIR PRA CÁ.. E CADE???CIDADÃOS, VE SE LEMBREM DISSO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros