Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ATENÇÃO

Chuva forte e formação de ciclone acendem alerta para riscos de calamidade em SC

02/05/2022 às 18:09

Imprimir

Áreas do Sul do Brasil, entre elas Santa Catarina, devem enfrentar uma possível situação de calamidade ao decorrer desta semana. O risco ocorre por conta das chuvas extremas que trarão altos índices de precipitação em menos de sete dias, de acordo com a MetSul Meteorologia.

          

O órgão publicou que os maiores volumes de chuva devem ocorrer na metade norte do Rio Grande do Sul e em grande parte de Santa Catarina, com atenção para o Sul do Estado e para a Grande Florianópolis, onde a maioria dos municípios terá precipitações de 100 mm a 300 mm.

Para as regiões citadas, o volume de chuva pode ficar entre 300 mm a 500 mm e, algumas simulações feitas pela MetSul, chegam a projetar marcas isoladas de 500 mm a 600 mm. O cenário inclui uma série de riscos para a população, como já avisado previamente pela Defesa Civil estadual.

Entre eles, estão alagamentos e inundações, enchentes e deslizamentos. A situação deve permanecer desta maneira no Estado até quarta-feira, 4 de maio.

Ela deve-se, principalmente, a um ciclone extratropical que está em formação e atuará sobre os Estados, com maior tendência nas áreas do Litoral gaúcho e catarinense. O sistema também atuará sobre a costa catarinense, que é quando passará a levar umidade para o continente.

Ao encontrar os morros e montanhas da Serra, a umidade gerará chuvas induzidas por relevo, com volumes extremos.  De acordo com os dados do Agroconnet, da Epagri/Ciram, até as 9h, a previsão de precipitação para Santa Catarina marcava chuva leve a moderada.

 

 

Fonte: ND Mais. Foto: Divulgação
Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR