Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Deputado federal visitou o secretário regional de Caçador para saber mais sobre a realidade da região. Economia e desenvolvimento foram os assuntos destaques da reunião
O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador, Beto Comazzetto, recebeu na manhã desta terça-feira (10) a visita do deputado federal Ronaldo Benedet, ex-secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, durante o governo de Luiz Henrique da Silveira.
Benedet está na região fazendo contatos políticos e absorvendo informações sobre a região para levar pleitos até Brasília. A base da economia caçadorense foi destaque na conversa ressaltando a indústria madeireira, papel, plástico, metal mecânica, têxtil e calçados.
O deputado considera forte a economia do município e defende a criação da Ferrosul, estrada de ferro que ligaria o Mato Grosso ao Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, assim como levará um pedido ao ministro dos Transportes para possível reativação da ferrovia do Contestado, que possui ligação desde São Paulo até o território gaúcho, passando pelo Meio-Oeste de Santa Catarina e pelo Porto de São Francisco. Ambos os projetos tem por objetivo baixar os custos da produção com o transporte.
Comazzetto lembrou de reunião em Curitibanos há alguns anos, que vislumbrou a criação de um Porto Seco, no município de São Cristóvão do Sul. No local as mercadorias de toda região passariam pelo processo de “desembaraço” e seguiriam de trem até os portos. Benedet também gostou da idéia e irá procurar saber mais.
O encontro teve ainda como assunto, a lei federal que tramita para criação da Região do Contestado, que objetiva dar igualdade de condições para uma região considerada carente, com intuito também de redução da carga tributária. Neste ponto o secretário regional salientou que passou pela Assembléia Legislativa de SC a proposta para a criação da região metropolitana envolvendo diversos municípios da região, com o mesmo objetivo.
“Cada região deve pensar sua realidade e suas potencialidades, sempre entendendo o mundo lá fora. É preciso buscar agregar valor ao produto, material humano, infraestrutura e tecnologia na produtividade. Me coloco a disposição desta região para seu desenvolvimento”, declarou Benedet.
Comazzetto enfatizou que o modelo de descentralização criado em Santa Catarina em 2003 e com segmento até os dias atuais, é responsável pelo desenvolvimento dos municípios catarinenses em passos mais largos do que em outros lugares. “Neste processo todos os prefeitos estão engajados e entenderam que este modelo de governo veio para ficar e é benéfico. Agregado a isso, todos os municípios também precisam do apoio parlamentar através de seus deputados”, disse o secretário regional.
A visita foi encerrada ainda com assuntos abordando os investimentos da Secretaria Regional de Caçador em seus municípios de abrangência, envolvendo R$ 27 milhões em recursos do Estado em 2011, além de questões de segurança pública no Estado, pasta esta que já foi comandada por Benedet. Acompanharam a visita até a SDR/Caçador, o chefe de gabinete da Prefeitura, Assis Pereira, além de Elizeu de Souza, Luiz Carlos, e imprensa local.
14/01/2012 - 22:44 | BETO COMAZETTO
não está fazendo um trabalho convincente.
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros