Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Produtores rurais tiveram prejuízos nas plantações de uva, pimentão e milho. Em Rio das Antas também houveram prejuízos
Uma chuva de granizo atingiu na tarde de sexta-feira algumas propriedades do interior de Caçador e Rio das Antas, ocasionando prejuízos principalmente nas culturas da uva, pimentão e milho. O fenômeno foi tão forte que passadas 24 horas, ainda tinha pedras de gelo em algumas lavouras. O secretário municipal de Agricultura Tiago Borga visitou as propriedades para fazer um relatório dos prejuízos e solicitar ajuda aos agricultores.
Além do prejuízo, principalmente na cultura da uva, onde já começaria a colheita no final deste mês, o granizo irá refletir também na produção da fruta na safra seguinte. “As parreiras agora já estão num processo de fortalecimento das folhas e da sua estrutura para o ano que vem e agora com certeza elas perderão em qualidade e quantidade para a safra seguinte”, comentou.
Apesar da safra estar perdida para esses agricultores, Tiago orientou para a aplicação de produtos que possam reforçar as parreiras e amenizar o problema futuro. O secretário também pediu um relatório para a empresa AGF Granizo, responsável pelo sistema de proteção, para saber se houve alguma falha técnica ou humana que causou o problema, já que os geradores são acionados quando existe a ameaça de granizo.
Mesmo por telefone, ele foi informado que o problema se dá nas divisas com outros municípios que não utilizam o sistema, como de fato ocorreu. “No ano passado o Conselho de Desenvolvimento Regional aprovou um projeto de cobertura para os sete municípios, mas recebemos um oficio do secretário João Rodrigues argumentando que não tinha verba para implantar o sistema na região”, explica Tiago.
Com a negativa do governo estadual, a Prefeitura de Caçador contratou o sistema para proteção do seu perímetro apenas, com a colocação de 23 geradores, espalhados estrategicamente para proteger a zona rural e também a cidade. Além da Agricultura, as quedas de granizo já causaram grandes prejuízos também área urbana de Caçador e por isso a administração municipal decidiu pela contratação do serviço.
14/01/2012 - 22:45 | SE EU FOSSE OS PRODUTORES
PEDIRIA INDENIZAÇÃO PARA O CLIMA.
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros