Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Faleceu na manhã desta quarta-feira (23), aos 65 anos, a líder comunitária e moradora do bairro Martello, Glaci Terezinha Andreolla, mais conhecida como Tere do Jung. Ela estava internada no Hospital Maicé desde o dia 18 de junho, com Covid-19.
Em 2018, através de proposição do ex-vereador Jair Fernandes, ela foi homenageada pelo Poder Legislativo com a Medalha “Destaque Caçadorense”, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município, especialmente nas ações comunitárias.
Para o presidente da Câmara, Moacir D’Agostini, Caçador perde uma grande liderança, uma pessoa que pautou suas ações em ajudar a comunidade, especialmente no desenvolvimento do bairro Martello. “Fica aqui a nossa gratidão por tudo o que a Tere fez por Caçador e os nossos sentimentos aos familiares e amigos por esta perda irreparável”, completou.
Há pouco mais de dois meses, Tere havia perdido o filho Absalão Marcio Andreolla, também vítima da Covid-19.
Um pouco da sua trajetória
Glaci Terezinha Andreolla nasceu dia 19 de fevereiro de 1956, na cidade de Lebon Régis. Era filha de Linezeia Veiga Tibes e Absalão Ferreira Tibe, e casada com Valdir Andreolla, com quem teve três filhos: Absalão Marcio Andreolla (in memoriam), Jacob Marcelo Andreolla e Marcos Leonel Andreolla.
Chegou a Caçador no ano de 1973, trabalhando na empresa Sulca até o fechamento da mesma. Em seguida atuou em atelier de grampos de roupas. E em 1998 abriu uma creche domiciliar.
Em sua trajetória assumiu a presidência do Conselho Comunitário do Bairro Martello por seis mandatos, também foi presidente do Grupo de Mulheres do Bairro Jung, do Conselho de Saúde do Martello e do PSDB Mulher.
Foi vice-presidente da APP (Associação de Pais e Professores) da Escola Municipal de Educação Básica Maria Luiza Barbosa, da APP da Escola de Educação Básica Wanda Krieger Gomes e da Associação de Moradores da União.
Tere realizou duas peças de teatro e participou de ações sobre educação ambiental, manifestações contra a morte no trânsito e da confecção do Sopão Santa Terezinha no Centro Comunitário do Martello.
Foi membro do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) e do Conselho de Controle e Participação Social. Foi também candidata à vereadora por quatro vezes.
Representando a comunidade lutou por diversas melhorias, como a Casa Mortuária São Pedro, água tratada para o bairro, Escola Maria Luiza Barbosa, asfalto em várias ruas e transporte urbano em novos horários.
Desde o ano de 1994, promovia excursões para locais religiosos, chegando a colaborar financeiramente com participantes. Durante o natal, fantasiava-se de Papai Noel e entregava presentes para as crianças carentes do bairro.
Acic lidera movimento pela pavimentação da Rodovia do Contestado
27/11/2024 - 10:07Receitas de Caçador podem chegar a R$ 482 milhões em 2025
26/11/2024 - 11:15CDL Caçador divulga sugestão de horário para o comércio no Natal 2024
26/11/2024 - 10:33Trator tomba e condutor fica ferido, na Linha Rio Bugre
25/11/2024 - 19:29Sincol realiza simulado de evacuação com participação de mais de mil colaboradores