Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador informou na tarde desta segunda-feira, 31 de maio, que em meados de fevereiro do corrente ano, já havia se manifestado atráves de ofício á CELESC, quanto a preocupação com ausência de uma plano emergencial e preventivo que pudesse evitar e/ou diminuir danos causados por ocorrências como a atual, em que Caçador já se encontra há quase três dias sem energia elétrica.
Segue na íntegra o material publicado pela ADEAC:
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador, vem por meio deste, manifestar solidariedade a toda a comunidade de Caçador que se encontra a mais de 60h sem energia elétrica.
A ADEAC ressalta que o risco de ocorrer uma situação como essa, já era uma preocupação dos profissionais de engenharia, que inclusive manifestaram essa preocupação no mês de fevereiro, por meio de um ofício enviado junto a Acic para serem tomadas medidas pela concessionária. O fato de Caçador possuir apenas uma alternativa de alimentação, deixa o município muito vulnerável a ocorrências como a vivida atualmente. Tal situação, poderia ter sido evitada se as torres de Tangará, danificadas em outro evento climático a alguns meses atrás, tivessem sido reestabelecidas, pois desta forma, teríamos uma rede emergencial alternativa para suprir ao menos as necessidades básicas do município.
Nesse contexto, a ADEAC reforça a necessidade de redundância na rede de alimentação do município de Caçador, para que fatos como esse não ocorram novamente.
Ofício encaminhado a CELESC:
Ofício InspCdr-001/2021 Caçador/SC, 09 de fevereiro de 2021.
Sr. Moacir José Salamoni
Presidente da ACIC – Associação Empresarial de Caçador
Prezado Senhor,
Considerando que o CREA-SC no desempenho da missão de atuar na orientação, fiscalização, controle e aperfeiçoamento do exercício das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia promove a melhoria da segurança e da qualidade de vida da sociedade.
Considerando que a ADEAC - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador e AEAC – Associação dos Engenheiros Agrônomos de Caçador, são importantes entidades de classe profissional, engajadas no mesmo objetivo do CREA-SC.
Considerando que em todo lugar onde houver alguma atividade que exija conhecimento e responsabilidade técnica, existe o trabalho de um profissional do CREA garantindo a confiabilidade da obra e/ou serviço.
Estas Entidades vem respeitosamente na impossibilidade de participar da importante reunião entre ACIC e CELESC, por conta de restrições da pandemia COVID-19, apresentar questões de grande relevância acerca deste importante momento, principalmente por esta última se tratar de uma empresa com registro no CREA-SC e com grande atividade na área de Engenharia e atividades afins de muita importância à sociedade:
1. Dependência das ações e respostas com relação a regional da CELESC de Videira:
2. Possuir um engenheiro que possa analisar projetos específicos de Caçador e região:
Todas as regionais possuem analistas, somente os projetos daqui são enviados a Florianópolis para avaliação;
Aproximar os analistas da CELESC dos engenheiros de Caçador e região: Sugerimos que pelo menos uma vez ao ano estes analistas visitem a regional reunindo-se com os profissionais projetistas, permitindo a discussão e apresentação de pautas e sugestões para agilizar e dinamizar o tramite de liberação de projetos (as associações se responsabilizam pela organização e comunicação do evento).
3. Melhorar a qualidade no fornecimento de energia:
Disponibilizar um novo traçado de rede para que possamos ser conectados a outra rede básica de transmissão. Isso nos permitiria redundância em caso de falhas e permitiria que a barra de 138KV desta região se tornasse mais forte, nesse caso sofrendo menos interferência dos eventos urbanos que são muito constantes em Caçador (postes e veículos, por exemplo). Ainda teríamos garantia em condições extremas de não ficar ser energia por longos períodos, caso por exemplo, de perda de uma torre da rede de transmissão por eventos climáticos.
Investimento em redes de distribuição urbana no conceito Compacto: municípios como Videira já estão trabalhando com este conceito em torno das subestações de distribuição, onde o intuito é isolar os cabos para que quando ocorrer uma falha, esta seja de menor intensidade e não interfira na barra, no caso diminuindo a oscilação do sistema.
Há tempos que nossa região está precisando de melhorias no sistema de distribuição bem como de praticidade na aprovação de projetos. Os pontos descritos acima foram apenas algumas sugestões e exposição de algumas demandas necessárias.
Ficamos a disposição para realizar um encontro com a ACIC que possivelmente tem recebido as reclamações dos empresários do município, bem como representantes da CELESC para debater tecnicamente por estratégias que garantam a melhoria do funcionamento burocrático e principalmente de atendimento a demanda da sociedade de Caçador e região.
Atenciosamente,
Eng. Mec. Everaldo Cesar de Castro Eng. Agr. Álvaro Antonio Ribas Dourado
CREA-SC n.º 056443-1 CREA-SC n.º 020071-4
Diretor Regional CREA-SC/Inspetoria de Caçador Coordenador do Colégio de Diretores do CREA-SC
Eng. Contr. Aut. Mayne Francieli Gonçalves Eng. Agrôn. José Luiz Petri
CREA-SC n.º 137142-0 CREA-SC n.º 002987-9
Presidente ADEAC Presidente AEAC
Acic lidera movimento pela pavimentação da Rodovia do Contestado
27/11/2024 - 10:07Receitas de Caçador podem chegar a R$ 482 milhões em 2025
26/11/2024 - 11:15CDL Caçador divulga sugestão de horário para o comércio no Natal 2024
26/11/2024 - 10:33Trator tomba e condutor fica ferido, na Linha Rio Bugre
25/11/2024 - 19:29Sincol realiza simulado de evacuação com participação de mais de mil colaboradores