Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Ação contempla diversas atividades que visam a preservação ambiental e limpeza urbana
Um amplo projeto está sendo lançado neste sábado pela Fundação do Meio Ambiente de Caçador, objetivando tornar a cidade mais agradável, com ações de limpeza e preservação ambiental. Ele será permanente e contará com parcerias, como no caso do recolhimento de equipamentos eletrônicos. A comunidade também será chamada para participar, segundo a presidente da Fundema, Denise Chiarello.
A primeira iniciativa foi a retomada da varrição de ruas, que até então era terceirizada no município, devendo gerar uma economia de 25 mil reais por mês. Para isso, foi apresentado nesta semana o uniforme dos funcionários, além dos carrinhos para coleta do lixo. O trabalho será feito nas primeiras horas do dia, para que a comunidade já encontre as ruas limpas quando sair de suas residências. Novas lixeiras também deverão ser instaladas nas principais vias da cidade.
Outra preocupação da Fundema é em relação a coleta seletiva do lixo, que teve uma queda no material arrecadado, além do grande número de carrinheiros que recolhem o produto antes do caminhão da cooperativa organizada para a finalidade. “Essa destinação errada do material reciclável está ocasionando vários lixões pela cidade, com sérios problemas ambientais, de higiene, surgimento de animais peçonhentos e riscos de incêndios”, comenta Denise.
Outro agravante foi a queda na remuneração das famílias que trabalham na Coocima, separando os materiais para a venda. Foi construído um barracão no bairro Cohab II com recursos federais, que agora corre risco de ficar inviável. “Precisamos do auxílio da comunidade, para que o lixo reciclável seja encaminhado para o caminhão da cooperativa, desestimulando carrinheiros e catadores irregulares”, explica. A Fundema fez um levantamento da situação, que já apontou 27 pontos irregulares de lixo reciclável.
Outra atividade do projeto será a roçada de terrenos baldios, com a notificação dos proprietários para que façam a limpeza dos locais, sob pena de multa pela municipalidade. Servidores públicos já estão trabalhando para a limpeza das áreas que pertencem ao município. O ideal, segundo a presidente, é que os donos de terrenos promovam a limpeza antes mesmo da notificação.
Aterro será monitorado
O Aterro Sanitário Municipal também passará por mudanças, com a instalação de câmeras de segurança com filmagem 24 horas e portão eletrônico, para maior controle do material recolhido de depositado no local. As providências foram tomadas porque surgiram denuncias que cidades vizinhas também estavam utilizando o local sem autorização. Denise explica que o trabalho será reforçar a coleta seletiva, para que só seja encaminhado ao aterro o necessário.
Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros
18/11/2024 - 11:43Calorão e risco de temporais marcam início da semana em SC
16/11/2024 - 11:48