Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Com a alta procura de imóveis que possam oferecer uma melhor qualidade de vida às famílias, a Caixa Econômica teve que se reestruturar no setor de habitação para conseguir atender essa nova demanda.
A GIHAB era o setor responsável pela aprovação de novos projetos e acompanhamento das obras financiadas. Agora, o novo setor chamado CIHAR é focado somente na aprovação de projetos.
O ‘Centralizadora de Atividade Técnica de Habitação’ está conseguindo ótimos resultados quanto ao prazo de análise. Propostas de financiamento de terreno e construção, para aprovação de Condomínios ou Loteamentos, levam em torno de 2 a 4 meses. Já para aprovação de casas em via pública ou em condomínio é de apenas 10 a 20 dias.
Com a criação do novo setor a Caixa Econômica Federal espera ser a instituição financeira “número 1” em concessão de crédito habitacional. Até o fim deste ano está previsto mais de 500 milhões de reais para contratação de empreendimentos propostos por construtoras, e, pessoas físicas que queiram financiar o terreno e a construção da sua casa própria, ou até mesmo comprar um imóvel pronto. Para imóveis novos a taxa de juros inicia em 4,25% a.a.
A taxa SELIC nunca esteve tão baixa! Isso proporciona menores juros de habitação, o que possibilita comprar imóveis melhores. Para um imóvel de R$250.000,00 as parcelas iniciais são de aproximadamente R$1.200,00 ao mês.
Tipos de Financiamento da Caixa Econômica:
Imóvel Unifamiliar para Pessoa Física
Primeiramente todas as propostas de financiamento podem ser feitas por correntistas e não correntistas da Caixa Econômica. A documentação básica é formada por:
Declaração de Imposto de Renda com Recibo de entrega;
Documentos pessoais (CNH, RG, CPF);
Certidão de casamento ou certidão de nascimento;
Comprovante de endereço (conta de água, luz, ou telefone);
Comprovante de renda (holerite, contra-cheque, ou registro da carteira de trabalho);
Documentos pessoais de filhos e dependentes.
Logo em seguida é necessário anexar a Simulação do tipo de financiamento que deseja:
Imóvel Novo: imóveis prontos ou em fase de construção em empreendimentos de Construtoras aprovados pela CEF.
Construção: para você construir a casa do seu jeito podendo financiar o terreno e a obra.
Na modalidade “imóvel novo” para imóvel de alto-padrão os juros de financiamento são até 40% mais baratos do que um financiamento na modalidade “construção”!
Empreendimento Habitacional Para Construtoras
Para obtenção de financiamento do terreno e construção de empreendimentos imobiliários de casas ou apartamentos o processo é bem mais complexo, afinal, a Caixa estará pagando mensalmente à Construtora para executar a obra.
A linha de financiamento para construtoras se chama Apoio a Produção. Para começar, é necessário realizar uma Avaliação de Risco da Construtora para que a Caixa Econômica identifique o porte financeiro e capacidade técnica da empresa. Itens como faturamento anual e certidão negativa de impostos são essenciais para uma boa avaliação.
O processo de aprovação é dividido em 4 etapas: Engenharia, Jurídico, Risco e Contratação.
Um empreendimento de casas tem sua aprovação mais rápida, em torno de 2 a 3 meses. Para empreendimentos de apartamentos a aprovação dura 3 a 4 meses.
Pequenas construtoras conseguem obter financiamento da Caixa e realizar empreendimentos que não seriam possíveis somente com capital próprio!
Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros
18/11/2024 - 11:43Calorão e risco de temporais marcam início da semana em SC
16/11/2024 - 11:48