Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
20% dos recursos arrecadados com o IPTU serão destinados exclusivamente para este tipo de serviço
O prefeito Imar Rocha e o secretário municipal de Infraestrutura Darci Ribeiro dos Santos (PDT) percorreram vários locais da cidade na tarde desta terça-feira, onde estão realizadas melhorias. No bairro Figueroa, a equipe está concluindo os trabalhos de pavimentação e reconstrução de um pontilhão, ainda no cronograma do projeto “A Prefeitura vai até Você”. Também foram realizadas melhorias no bairro dos Municípios e duas frentes estão nas linhas do interior.
O secretário municipal de Infraestrutura, Darci Ribeiro dos Santos, acredita que nesta semana os serviços estejam totalmente concluídos no bairro Figueroa, quando deverão ser retomados os trabalhos nas ruas centrais. “Além de o trabalho ser maior do que planejamos aqui, tivemos problemas com as máquinas, que quebraram algumas vezes, atrasando o cronograma”, explicou.
No bairro dos Municípios, foi reperfilada a rua Cecília Maleski e reconstruída uma galeria, num local onde apresentava problemas com alagamentos, causando problemas para os moradores. Outro pedido atendido da comunidade foi na rua Solon Coelho de Souza, que apresentava inúmeros buracos, danificando carros e interferindo até mesmo no movimento do comércio local. “Era comum a gente receber queixas dos clientes pela situação caótica da rua, mas agora já melhorou bastante”, comemora a empresária Célia Regina Bisotto.
No interior, duas equipes estão trabalhando simultaneamente, com máquinas na linha São Pedro também na linha Aliança, que dá acesso para a empresa Tróia. “Além dos produtores rurais estamos atendendo pedido da empresa, que contribui com o município na geração de impostos”, afirma o prefeito. Na próxima devem recomeçar as obras nas ruas centrais.
Medidas para combater o problema
O prefeito Imar Rocha anunciou duas medidas para amenizar o problema com a falta de pavimentação nas ruas da cidade: a criação de um fundo específico para o setor e a obrigatoriedade da benfeitoria em novos loteamentos. Os projetos devem ser encaminhados em breve para o legislativo e o prefeito acredita que serão aprovados, pois a questão é muito séria.
O Fundo Municipal de Pavimentação deverá receber 20% dos recursos arrecadados com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) além dos valores depositados pelos contribuintes na modalidade de Contribuição de Melhorias. “Precisamos ter um valor para que as obras não parem neste setor e sempre tenham continuidade”, destacou. Outra providência será tornar obrigatória a pavimentação com asfalto ou paralelepípedos para os novos loteamentos, para que sejam aprovados.
O prefeito afirma que atualmente as imobiliárias abrem “picadas” para o novo loteamento, vendem os lotes e deixam toda a estrutura para a prefeitura fazer. “Se não for feito alguma coisa, vamos levar 50 anos e não iremos conseguir nunca alcançar um bom trabalho”, declarou Imar.
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros