Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Capacitação profissional, viagem técnica, orientações de cultivo e colheita, segurança e saúde no ambiente de trabalho, pesquisas no ramo entre outras ações deram suporte ao pequeno agricultor em 2011
A valorização do pequeno agricultor tem sido uma das principais metas da Secretaria de Agricultura. A missão de construir um planejamento da área para Caçador e buscar uma proximidade com empresas como Cidasc, Epagri, associações e sindicatos tem sido a marca dessa Administração. Mesmo com mudanças na gestão do Município e na própria pasta, hoje gerenciada por Tiago Borga - e anteriormente por Michele Baseggio – os trabalhos não pararam.
Além do suporte ao homem do campo, necessário ao cultivo e colheita; a segurança e a saúde no ambiente de trabalho também foram investimentos constantes. A Feira do Produtor, o Horto Florestal, renovação do sistema anti-granizo, cadastro de águas, adesão ao Programa de Incentivo à Agricultura Familiar, projetos relacionados às ervas naturais entre outros foram preocupações do secretário e sua equipe.
E, para dar sustentabilidade ao desenvolvimento no campo foi iniciado estudo nas comunidades locais. Através do Plano Diretor foi possível conhecer um pouco da realidade no Município. “A ação inédita em Caçador visa promover um diagnóstico da situação do campo, e planejar as ações para 2012, baseado nas prioridades de cada comunidade”, explica Tiago Borga, secretário da pasta.
CAPACITAÇÃO: Orientação à aplicação de agrotóxico
Orientações relacionadas à utilização dos agrotóxicos para melhorar o controle de pragas e doenças, e a segurança do homem do campo foram abordados em curso realizado na Escola Municipal Castelo Branco. O treinamento promovido pelo - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Sindicato Rural tem o apoio da Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Agricultura. A iniciativa visa cumprir a determinação legal da Norma Regulamentadora 31 referente à orientação sobre aplicação de agrotóxicos.
ERVAS NATURAIS: Comitiva realiza viagem técnica
A produção de plantas medicinais da Estação Experimental da Epagri de Chapecó foi visitada por profissionais de Caçador. Na ocasião eles receberam informações sobre o controle de pragas em ervas medicinais; manejo do solo e a condução desse trabalho. O objetivo da viagem foi esclarecer dúvidas para futuramente cultivar essas plantas no Município.
RELATÓRIO: Saúde do homem do campo em pesquisa
A saúde do trabalhador rural do oeste e meio oeste catarinense foi tema de pesquisa desenvolvida em Caçador, com apoio da Secretaria de Agricultura. O processo de levantamento foi repassado pelo coordenador de equipe de campo, Gentil Bonez, da empresa Delos. Iniciado na segunda quinzena de novembro desse ano tem término previsto para abril de 2012. No Município será disponibilizado um técnico – com conhecimento da região - para pesquisar mais de 150 produtores.
As relações e condições de trabalho e de saúde dos agricultores vinculadas à produção industrial de suínos e aves, e como elas interferem no bem estar da reprodução social dessa categoria, na sua sustentabilidade o complexo agro alimentar do oeste catarinense são focos do estudo. A pesquisa foi encomendada pelo Instituto Interamericano para Cooperação da Agricultura (Ica), com o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) do Governo Federal, com a empresa Delos, vencedora da licitação que está desenvolvendo a pesquisa.
PLANO DIRETOR: Estudo traça perfil de Município
Satisfação e problemas enfrentados pelo produtor rural do Município já podem ser medidos com precisão em Caçador. O termômetro usado pela Prefeitura de Caçador é o Plano Diretor, implantado através da Secretaria de Agricultura. Durante meses a coleta de dados, in loco, foi aplicado em todas as comunidades do interior.
A ação trata-se do acompanhamento da cultura local com intuito de efetuar melhorias nas propriedades locais. Todo o material servirá como base para definir a realidade de cada propriedade rural de Caçador.
HORTO FLORESTAL: Prefeito acompanha trabalhos
Adquirido pela Prefeitura de Caçador em julho de 1986, na gestão do ex-prefeito Onélio Francisco Menta, o horto florestal dá suporte as atividades desenvolvidas em prol do agricultor. As atividades desenvolvidas no local foram acompanhadas pelo prefeito de Caçador, Imar Rocha.
Atualmente a área do horto florestal é dividida em duas partes: a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), cuida da parte de arborização e floricultura da cidade. A secretaria de Agricultura, por sua vez, é responsável pelo desenvolvimento de mudas, tendo como principal cultura a parreira.
CURSO: Olericultura Básica no Horto
Agricultores de Caçador tiveram a oportunidade de participar de um curso de Olericultura Básica ministrado na escola do Horto Municipal. O curso realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Sindicato dos Produtores Rurais e Secretaria Municipal de Agricultura teve carga horária de 16 horas. Na ocasião foi fornecido todo material gratuitamente, além de lanche. A secretaria apoiou o treinamento com intuito de aumentar a produção de hortaliças nas propriedades do Município
NORMATIZAÇÃO: Cadastro de águas no interior do Município
Vazão, ponto geográfico entre outros dados são analisados pela equipe da secretaria de Agricultura - in loco - nas comunidades do interior. Qualidade, quantidade e destino da água no interior do Município são objetos de pesquisa da Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Agricultura.
O Cadastro de Água é realizado através da aplicação de questionário, fundamentado na Lei Federal 9.463, como instrumento previsto à gestão de recursos hídricos. Desenvolvido pela secretaria, o trabalho é exigido por alguns órgãos, principalmente à elaboração de projetos visando à liberação de recursos pelo Banco do Brasil.
SUPORTE: Serviços veterinários à disposição
Orientações relacionadas ao manejo, pastagens, profilaxia, vacinações são alguns dos trabalhos à disposição do produtor pela Secretaria de Agricultura que oferece todo o suporte ao pequeno agricultor. Todas as comunidades do Município recebem atenção, em especial a Linha Cará, Rio Bugre, Linha Cachoeirinha, São Pedro, Cerro Branco e na Caixa d Água.
SC-RURAL: Secretaria participa de capacitação
A secretaria de Agricultura participou de capacitação relacionada ao Programa Santa Catarina Rural realizada pela Cidasc e Epagri de Caçador. A iniciativa teve o intuito de melhorar a prestação de serviço focada no homem do campo do Município. Na ocasião foi explicado o Programa destinado para incentivar as associações de produtores no interior do Município. Informações sobre quem poderá ser beneficiado, principais metas, recursos financeiros disponíveis, executores e como será a execução do Programa também foram detalhadas.
PARCERIA: Agricultura reúne Conselho
A Secretaria Municipal de Agricultura trabalha novas diretrizes na pasta e oferece respaldo para todos os envolvidos no processo de produção. As ações foram debatidas pela pasta junto ao Conselho de Agricultura Sustentável de Caçador, com intuito de reforçar o auxílio na questão técnica e nos direcionamentos com o agricultor.
PROTEÇÃO: Renovado contrato do anti-granizo
Os agricultores do Município estão mais seguros em relação às perdas causadas pela queda de granizo. Essa garantia se deu através da Prefeitura de Caçador, através da Secretaria de Agricultura, que renovou o convênio com a empresa de Fraiburgo especializada no monitoramento e controle do sistema anti-granizo na região.
O sistema que conta com 22 geradores em pontos estratégicos da região, são acionados pelos moradores das propriedades, conforme orientação da empresa. A iniciativa protege toda a extensão territorial deste fenômeno climático, que já causou vários prejuízos para a comunidade, principalmente no setor da agricultura.
MUDANÇA: Tiago Borga assume agricultura
O engenheiro ambiental Tiago Borga (PT) assumiu a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Interior. Desde que iniciou na pasta o novo secretário buscou alternativas e projetos para manter os agricultores no interior, dando-lhes condições de gerar renda através de seus produtos. Atualmente Caçador conta com 1.912 propriedades rurais, representando mais de seis mil pessoas, ou seja, 10% da população caçadorense.
INCENTIVO: Melhorias na Feira do Produtor
Com o objetivo de atender melhor os consumidores e dar maior comodidade dos feirantes, o espaço destinado à Feira do Produtor Rural, receberá melhorias. As obras a serem realizadas pela Prefeitura de Caçador atende as reivindicações apresentadas pelos feirantes da localidade. Fechamento dos quiosques e construção de um banheiro público nas imediações foram solicitadas ao prefeito Imar Rocha. A comercialização de produtos agrícolas acontece nas manhãs de sábado, na Rua Aristiliano Ramos.
OPORTUNIDADE: Merenda escolar com produtos locais
Nesse ano a Prefeitura de Caçador garantiu uma merenda mais nutritiva aos estudantes do Município. Ao aderir ao Programa de Incentivo à Agricultura Familiar, 30% da verba para compra de produtos à merenda escolar da rede municipal deverá ser utilizada com o segmento. A Administração Municipal vai comprar os alimentos e o pagamento será feito através de recursos federais, que já estão garantidos, dando mais tranquilidade para o agricultor. Além da pasta da Agricultura, o programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
ASSENTAMENTO: Levantamento de dados na comunidade
Prefeito de Caçador, Imar Rocha, sugere levantamento de dados no Assentamento Putinga, Grupo 2 e Grupo 4 para resolver problema de divisas. Junto aos moradores das localidades, autoridades políticas das duas cidades discutiram alternativas para resolver pendência de anos. Apoiado pelo chefe do Executivo Municipal de Calmon, Alcides Boff, o prefeito de Caçador disponibilizou servidores para levantamento de dados.
14/12/2011 - 01:19 | Fred
Essa administração está surpreendendo!!!Essa gurizada nova tá dando show na administração!!! Uma pena que é PMDB e esse trabalho é por pouco tempo depois só lutam por cargos.
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros