Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Programa do Governo do Estado coordenado pela 10ª SDR visa a preservação ambiental
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador recebeu nesta sexta-feira (15) o caminhão do Programa “De Óleo no Futuro”, uma proposta do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, em parceria com a empresa NutriSeara, para coletar o óleo vegetal de origem animal nas escolas, dando um destino correto ao produto.
As gerências de Educação e Desenvolvimento Econômico Sustentável, da SDR/Caçador, são as coordenadoras do programa nos sete municípios de abrangência. Por enquanto o “De Óleo no Futuro” atende as 20 escolas estaduais, mas o objetivo é também chegar às instituições municipais.
“É uma iniciativa do Governo do Estado que com certeza vai gerar bons frutos. Além de preservarmos o meio ambiente, criamos a consciência ecológica entre todos os envolvidos. Nossas gerências realizam um belo trabalho na coordenação e o sucesso do programa é garantido”, disse o secretário de estado do Desenvolvimento Regional, Gilberto Comazzetto.
Como funciona
Cada escola estadual recebe a visita do caminhão, que entrega a chamada “bombona”, sendo um recipiente plástico para a coleta do material.
Dentro da instituição, os responsáveis irão coletar ao longo do tempo todo o óleo usado na cozinha, colocar em vasilhames limpos e depois despejar na bombona, até que esteja cheia e o caminhão possa retornar para recolher e deixar outra no lugar.
O produto recolhido tem então um destino adequado, sendo reciclado e beneficiado, transformando-se em biodiesel, nutrição animal, entre outros.
Incentivo à escola e auxílio ao meio ambiente
As escolas participantes, na devolução das bombonas já cheias, recebem incentivos do Governo do Estado, através de material didático e material de limpeza.
Segundo informações da coordenação do projeto, cada litro de óleo despejado na natureza pode poluir até 30 mil litros de água pura.
“Com este programa, que é feito também pela Uniarp, o óleo deixa de ir para o meio ambiente, sendo jogado em esgotos e no campo. Dessa forma fazemos nossa parte para a preservação da natureza e existe uma resposta muito positiva das nossas escolas para este trabalho”, declara a gerente de Educação, Ruth Goulart.
Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros
18/11/2024 - 11:43Calorão e risco de temporais marcam início da semana em SC
16/11/2024 - 11:48