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Saiba qual a importância do hidrômetro, instalado em sua casa

14/08/2020 às 15:02

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A Concessionária dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Caçador, BRK Ambiental, investe na atualização e modernização dos hidrômetros existentes nas residências da cidade, com substituições programadas dos aparelhos antigos e que já estão desgastados.

O hidrômetro é um equipamento de precisão que registra o volume de água consumido em um imóvel conectado ao sistema de abastecimento de água potável. Ele é indispensável para que o cliente consiga ter controle do volume de água que está utilizando e para que possa manter hábitos de consumo consciente, fundamentais para a preservação do meio ambiente.

Esse equipamento registra o consumo do imóvel em tempo real e é um grande aliado na luta contra o desperdício. A leitura dos hidrômetros é realizada mensalmente e sua fatura é calculada com base no volume acumulado no mês, por meio da diferença da leitura atual e a última registrada no mês anterior.

Por que é necessário realizar a troca desse importante equipamento?

Dependendo do tempo de uso e das condições de conservação, o equipamento se desgasta de forma irregular e então é preciso realizar a troca. Os hidrômetros seguem rigorosas normas técnicas de fabricação, têm avançada tecnologia e são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que recomenda a troca em razão do tempo de vida útil do aparelho, a cada 5 anos, aproximadamente.

Em Caçador, a Concessionária colocou em prática o programa de troca de medidores, seguindo sempre um protocolo de comunicação prévia. “Dessa forma, o cliente fica por dentro da programação do serviço e tem acesso fácil às informações de como o equipamento funciona, como é realizada a medição e algumas dicas para conservação. A substituição dos hidrômetros de forma programada não gera nenhum custo adicional para o responsável pelo imóvel”, explica Celmo Barbosa, responsável pela gestão comercial da BRK Ambiental de Caçador.

“Além de ser muito importante para que os clientes conheçam o seu consumo e possam fazer o controle de sua economia doméstica, o hidrômetro também tem uma importância social. A partir das medições dos aparelhos em todos os domicílios, o poder público e as concessionárias conseguem mapear os hábitos da população, detectar excessos, propor campanhas de conscientização e projetar investimentos futuros no sistema de abastecimento”, complementa Celmo.

A troca do hidrômetro também não ocasiona nenhum aumento na fatura, porém pode evidenciar vazamentos nas instalações hidráulicas internas que não eram percebidos anteriormente. “Na maior parte dos casos, um eventual aumento aparente no consumo pode ser percebido em função de vazamentos nas instalações hidráulicas internas. Esse ponto é fundamental, pois pequenos vazamentos ocultos dentro do imóvel podem ser desprezados pela falta de precisão de um medidor antigo e desgastado. Existem ainda outras possibilidades, como a elevação da temperatura em meses mais quentes ou em decorrência do recebimento de visitas, ou mudanças de hábitos de consumo dos clientes, por exemplo. Um equipamento antigo e desgastado, que já não realiza uma leitura precisa, pode mascarar um gasto real alto. O ideal é que o cliente monitore seu consumo regularmente”, comenta Celmo.

A Concessionária garante a qualidade dos hidrômetros instalados nas cidades onde atua, mas cada cliente é responsável pela conservação do equipamento instalado em seu imóvel, podendo solicitar sua substituição quando entender necessário.

Os clientes podem adotar alguns cuidados que ajudam a ampliar a vida útil do aparelho e garantem a precisão de suas medições:

Não coloque objetos em cima do hidrômetro, a prática pode prejudicar sua vida útil de funcionamento;

Deixe o equipamento em local de fácil acesso para leitura;

Mantenha o hidrômetro sempre limpo;

Nunca retire o lacre. A violação do hidrômetro é ilegal e implica em sanções previstas na lei;

Informe a Concessionária quando perceber que o equipamento está danificado.

Em caso de dúvidas, a BRK Ambiental mantém o seu canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas. Nesse momento, a concessionária incentiva seus clientes a priorizarem o uso dos canais digitais. O atendimento está disponível pelo e-mail da BRK (contatocacador@brkambiental.com.br), Facebook, 0800 e também pelo WhatsApp, adicione o número (11) 9 9988-0001.

 

 

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