Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
As autoridades chinesas divulgaram, na manhã de quinta-feira (13), que foi encontrado coronavírus em um lote de asas de frango importado de uma agroindústria de Xaxim, no Oeste de Santa Catarina. O comunicado foi divulgado pela Sede de Prevenção e Controle de Epidemias de Shenzhen.
O vírus foi encontrado durante uma inspeção de alimentos importados, realizada no distrito de Longgang, na China, durante a terça-feira (11). As autoridades chinesas informaram que o vírus foi importado do Brasil.
Conforme a nota das autoridades chinesas, os resultados foram revisados na quarta-feira (12) pelo Centro Provincial de Guangdong para Controle e Prevenção de Doenças e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Shenzhen. Após os exames, os resultados confirmaram a presença do coronavírus na carne.
As pessoas que podem ter tido contato com as mercadorias foram testadas, e todos tiveram resultado negativo – porém, segundo a nota, elas foram colocadas sob vigilância sanitária. Todos os estoques de produtos congelados semelhantes disponíveis na cidade foram testados e apresentaram resultados negativos.
A Sede de Prevenção e Controle de Epidemias de Shenzhen informou, ainda, que o rastreamento de produtos comercializados do mesmo lote é realizado. As embalagens de mercadorias semelhantes e o ambiente de armazenamento foram todos desinfetados.
“Os cidadãos devem ser cautelosos ao comprar carne congelada e produtos importados e continuar a tomar medidas de proteção para minimizar o risco de infecção”, informou a nota.
Caso é investigado
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou, através de nota que o setor produtivo “analisa as informações de possível detecção do vírus nas embalagens”. Segundo a ABPA, ainda não está claro se houve contaminação da embalagem e se isso teria acontecido durante o processo de transporte dos alimentos.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil está em contato com as autoridades sanitárias da China para concluir a análise da situação.
Confira a nota na íntegra:
CDL Caçador divulga sugestão de horário para o comércio no Natal 2024
26/11/2024 - 10:33Trator tomba e condutor fica ferido, na Linha Rio Bugre
25/11/2024 - 19:29Sincol realiza simulado de evacuação com participação de mais de mil colaboradores
23/11/2024 - 16:45Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024