Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O calor e o tempo bom fizeram com que muitas pessoas caíssem em tentação e dessem uma pausa na quarentena neste final de semana na maioria dos municípios catarinenses. Mesmo com o número de casos aumentando de forma expressiva, em quase todas as regiões do estado, as pessoas não resistiram, e foram para as ruas, parques e até um futebolzinho rolou em alguns locais.
Foi o que aconteceu na Vila Santa Terezinha, região periférica de Caçador, onde duas viaturas da Polícia precisaram se fazer presentes para orientar cerca de 30 pessoas que jogavam bola livremente num campo público da comunidade. Apesar da imprudência, ninguém resistiu a ordem policial e todos acataram a recomendação de irem para suas casas.
Ainda em Caçador, no período da tarde, a Polícia Militar foi até o Parque Central José Rossi Adami, principal ponto de lazer do município. Lá centenas de pessoas circulavam e muitas não utilizavam máscaras e também não respeitavam o distanciamento social. Para esta situação a PM solicitou apoio da Guarda Municipal e da Vigilância epidemiológica, para que fosse realizada uma orientação, visto que o número de pessoas era grande e não seria possível abordar a cada um.
Resta lembrar que o acesso a parques e praças em todo o estado catarinense está liberado desde o dia 29 de abril, quando o Governo de Santa Catarina permitiu a prática individual de atividades físicas e esportivas em ambientes ao ar livre, como parques, praias, calçadões e ciclovias. Para que elas sejam exercidas com segurança, de modo a evitar o contágio do novo coronavírus, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) também editou uma série de normas a serem observadas. A permissão e os cuidados necessários constam na Portaria SES nº 275/2020.
Dentre as principais recomendações da SES está o dever da população de evitar aglomeração de pessoas, com o distanciamento de pelo menos quatro metros entre um praticante e outro de atividades físicas. O uso de máscara é obrigatório. Ela deve ser trocada com frequência, já que durante atividades físicas as máscaras ficam úmidas em menos tempo e deixa de ser um equipamento de segurança contra o contágio.
No caso de utilização de academias ao ar livre, é preciso levar um recipiente com álcool 70% para higienizar o equipamento onde há contato com as mãos, antes e após o uso. As mãos também devem ser higienizadas sempre que possível. Também se aplicam as regras já conhecidas para prevenir o contágio, como não tocar na boca, nariz, olhos e seguir a etiqueta da tosse.
23/07/2020 - 19:35 | Caçador
Deveria ser fechado esse parque e todos os demais com faixas!
CDL Caçador divulga sugestão de horário para o comércio no Natal 2024
26/11/2024 - 10:33Trator tomba e condutor fica ferido, na Linha Rio Bugre
25/11/2024 - 19:29Sincol realiza simulado de evacuação com participação de mais de mil colaboradores
23/11/2024 - 16:45Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024