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Alguns serviços como CRAS e CREAS foram adaptados para prestarem atendimento remoto
A Prefeitura de Caçador, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, vem desempenhando suas atividades continuamente desde o alerta em relação a pandemia de Covid-19, promovendo algumas adequações na forma de atendimento à população.
Durante os primeiros 15 dias, a equipe foi reduzida, os serviços de CRAS, CREAS e CadÚnico ficaram centralizados na Gestão da Secretaria, prevalecendo o atendimento remoto aos usuários dos serviços. Apenas casos extremamente especiais foram tratados in loco.
“Na ocasião, ainda no início do enfrentamento da pandemia, foi viabilizado o deslocamento de algumas famílias indígenas que estavam no município e que em decorrência da suspensão dos meios de transporte coletivo não puderam retornar aos seus lares em Laranjeiras do Sul/PR, Planalto, Cacique Double e Benjamin Constant no Rio Grande do Sul”, destaca a Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Graziela Bender.
Foram adquiridas 200 cestas básicas e 200 kits de alimentação e também foram recebidas doações da comunidade, associações do município, entre outros. Estas estão sendo encaminhadas às famílias necessitadas, segundo os critérios da Assistência, colaborando para diminuir o impacto econômico da crise.
Com o retorno dos serviços, como CRAS e CREAS, a Secretaria conseguiu fazer com que estes equipamentos tivessem condição de atendimento remoto, através contatos por redes sociais, que são extremamente utilizados pelos usuários destes sistemas.
Ainda, foi criado o canal "SUAS Caçador", no Youtube, com o objetivo de repassar orientações a comunidade, bem como criado o meio de comunicação Alô Assistência onde facilitou a comunicação com o usuário e para ampliar ainda mais foram adquiridos também cinco Smartphones para que todos os equipamentos possam efetuar os atendimentos via redes sociais.
Uma das maiores procuras dos CRAS neste momento tem sido relacionada a sanar dificuldades no cadastramento de pessoas habilitadas a receber o auxílio emergencial do governo federal, no que a Secretaria tem buscado a orientação e contato com a Caixa Econômica Federal, procurando auxiliar também neste quesito.
Novas ações e estratégias têm sido debatidas e continuamente aperfeiçoadas com o dinamismo e agilidade necessárias nestes períodos de incertezas e que obrigam a reavaliar condutas e estratégias permanentemente.
O vice-prefeito, Alencar Mendes, que esteve nos diversos equipamentos e instalações da Assistência Social em toda a cidade, comenta: “Entendemos que a Assistência Social tem um papel decisivo a desempenhar no enfrentamento desta situação que atravessamos. Através da disponibilização das melhores condições de trabalho possíveis, faremos com que esta importantíssima atribuição seja bem desempenhada, acolhendo a todos os caçadorenses e viabilizando condições que permitam que atravessemos dignamente, como comunidade, esta grave situação. Confiamos no trabalho desempenhado pela equipe da Secretaria que, através de seu esforço, conseguirá com que todos os caçadorenses tenham ao menos em parte sua carga aliviada neste momento”, finaliza Alencar.
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