Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
De acordo com a OMS e o Ministério da Saúde do Brasil, realizar exercício físico ao ar livre está recomendado, observando sempre os protocolos de prevenção amplamente conhecidos
Já há um movimento em Santa Catarina que tenta convencer as autoridades estaduais e municipais a liberarem as atividades esportivas ao ar livre. É o que afirma o colunista Renato Igor, da NSC. Segundo ele, interlocutores encaminharam o pedido para a Fundação Catarinense do Esporte (Fesporte) e membros do colegiado estadual.
O decreto estadual 521/20 estabelece que “ficam proibidas a concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias, em todo o território catarinense.” Mas nem todos respeitam. No fim de semana, os calçadões da Beira-Mar Norte e Beira-Mar do Continente, em Florianópolis, e Beira-Mar de São José, no município vizinho, assim como em diversos outros municípios do estado registraram grande movimento de pessoas caminhando e se exercitando. Na praia do Campeche, Sul da Ilha, mesmo sem aglomerações, muitos atletas surfaram. A Fesporte e a Secretaria Estadual da Saúde estudam o assunto.
De acordo com Renato Igor, quem coordena o movimento é o ex-presidente da Sociedade Catarinense de Medicina do Esporte, o cardiologista Artur Herdy.
''Estou tentando ajudar, mas sem ser irresponsável com a epidemia. Esse assunto precisa estar esclarecido. O Ministério da Saúde orienta uma coisa, mas parece que municípios e estados têm visões heterogêneas”, explica o cardiologista.
O informe nº 3 da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) , da última segunda-feira (30 de março), aponta que a prática de atividade física ao ar livre, sem aglomerações, protege o sistema imunológico e faz bem à saúde física e mental.
''De acordo com a Organização Mundial de Saúde(OMS), o Ministério da Saúde do Brasil, e a nossa Sociedade (SBMEE), realizar exercício físico ao ar livre está recomendado, observando sempre os protocolos de prevenção amplamente conhecidos. Ressaltem-se os cuidados para que o exercício seja feito de forma isolada (nunca em grupo), evitando aglomerações e contatos pessoais próximos, respeitando distância interpessoal adequada (pelo menos de um metro, segundo o MSB), além de manter os cuidados preconizados de etiqueta respiratória e de higiene”, ressalta.
Presidente da Fesporte, Rui Godinho, já discute o assunto internamente.
"Estou constantemente conversando com o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, sobre a possibilidade dessas práticas esportivas ao ar livre poderem ser liberadas o quanto antes. O governo está liberando gradualmente, por setores, o retorno as atividades. Apoio o retorno dessas atividades individuais o quanto antes. Porém, com o aval do secretário Helton, que avalia, junto ao governador, cotidianamente a progressão, do Covid 19 em SC", conclui o médico.
CDL Caçador divulga sugestão de horário para o comércio no Natal 2024
26/11/2024 - 10:33Trator tomba e condutor fica ferido, na Linha Rio Bugre
25/11/2024 - 19:29Sincol realiza simulado de evacuação com participação de mais de mil colaboradores
23/11/2024 - 16:45Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024