Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A Prefeitura de Caçador e o hospital Maicé continuam ampliando as suas preparações para atender possíveis pacientes com Coronavírus. A pandemia, que está atingindo o mundo todo, ainda não fez vítimas no município.
Entretanto, as perspectivas, principalmente com a entrada do inverno, não são boas. “Por conta disso, estamos nos equipando e trabalhando em medidas protetivas, adequações de equipes e todo os procedimentos necessários para estarmos preparados para um possível surto da doença”, destacou o secretário de Saúde, Ademar Schmitz.
A grande preocupação é com os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para os profissionais de frente, que estão atuando diretamente no atendimento aos pacientes. Mesmo sem casos confirmados em Caçador, o Centro de Triagem, no Berger, está recebendo as pessoas que têm sintomas de doenças respiratórias.
Além disso, alguns postos de Saúde foram fechados e unidades sentinelas, com mais profissionais e equipamentos, estão em funcionamento. “A falta de conhecimento de algumas pessoas faz com que não entendam os motivos de termos tomado estas precauções. Mas, são todas medidas necessárias em um momento em que o mundo inteiro está fazendo o mesmo. Estamos vendo mortes por todos os lados e corpos amontoados pelas ruas, como aconteceu com o Equador e nossa preocupação é que isso não venha acontecer aqui”, completou o secretário.
EPIs
Diariamente, estão sendo utilizadas, em média, 378 máscaras cirúrgicas pelos profissionais na UPA, Postos de Saúde, Farmácia Municipal e na Odontologia. Estes mesmos profissionais utilizam, também diariamente, 110 capotes de “gramaturas 20, 30 e 40”, além de 95 tocas, 422 pares de luvas e 15 frascos de álcool em gel.
Para suprir estas necessidades, a Secretaria de Saúde adquiriu 970 capotes de gramatura 20, 82.150 pares de luvas cirúrgicas, 20 mil tocas, 595 máscaras N95, 708 máscaras PFF2, 95 óculos de proteção, 1.539 litros de álcool em gel, 370 litros de álcool líquido e 14.700 máscaras cirúrgicas.
Por parte da comunidade, foram doadas 12.059 máscaras cirúrgicas, 3 máscaras N95, 112 litros de álcool em gel, 1 mil litros de álcool líquido, 2.500 pares de luvas, 1.965 capotes de “gramatura 20”, 32 capotes de “gramatura 30”, 795 capotes de “gramatura 40”, 30 conjuntos cirúrgicos, 17 óculos de proteção individual e 38 viseiras.
“Todos os servidores da Saúde receberam os equipamentos de acordo com o que exige as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Não estamos aqui trabalhando com o “achismo”, mas sim, com recomendações técnicas de órgãos superiores”, ressaltou o secretário de Saúde.
A Secretaria de Saúde está fornecendo também máscaras e álcool gel para a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, além de algumas entidades do município que solicitam, como a Casa de Passagem, entre outras.
“Salientamos que com essa estimativa, temos, entre os materiais adquiridos e doados condições de suprir a demanda para mais 30 dias, exceto ao capote gramatura 40, que já foi encomendado, mas infelizmente há uma demora na entrega, pela falta destes produtos para a venda. Esta falta de produtos está ocorrendo em todo o mundo, pela demanda exagerada que viemos enfrentando. Mas, queremos mais uma vez ressaltar que estamos trabalhando para evitar que o pior aconteça. Estamos preparados para atender os pacientes que ficarem doentes e protegendo também os nossos profissionais”, finalizou o secretário Ademar.
Maicé
Por outro lado, a Prefeitura já fez o repasse de R$ 250 mil para o hospital Maicé. Estes recursos foram utilizados para a compra de 10 monitores. Além disso, dois respiradores também foram entregues para o hospital, que hoje conta com 9 leitos de UTI exclusivos para atender pacientes com Coronavírus, mais uma sala vermelha, além de 10 leitos para outras situações.
Por parte do Governo do Estado, ainda não houve repasse de recursos para o hospital, que continua atendendo, além de pacientes suspeitos de Coronavírus, outros nas especialidades de traumatologia e neurologia, além das emergências.
“No Maicé, criamos uma estrutura especial para o atendimento, em parceria com a Prefeitura. Temos uma entrada separada para pacientes com sintomas de doenças respiratórias e estamos atendendo também no Centro de Triagem, à noite e de madrugada. Felizmente, ainda não tivemos casos de Coronavírus confirmados aqui até hoje, dia 3 de abril, mas se tivermos, estamos preparados para atender. Nosso objetivo é salvar vidas e nos preparamos para isso”, explicou o diretor-superintendente do Maicé, Sérgio Schmitz.
O hospital Maicé está realizando ainda treinamentos e repassando orientações para toda a sua equipe. Várias mudanças foram realizadas para preparar o hospital. A comunidade também está ajudando com doações. “Estamos preparados para atender a situação do Covid-19 com preparo técnico e responsabilidade. Ao mesmo tempo em que atendemos diversas outras situações”, finalizou Sérgio.
CDL Caçador divulga sugestão de horário para o comércio no Natal 2024
26/11/2024 - 10:33Trator tomba e condutor fica ferido, na Linha Rio Bugre
25/11/2024 - 19:29Sincol realiza simulado de evacuação com participação de mais de mil colaboradores
23/11/2024 - 16:45Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024