Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A venda destas tampinhas é feita por cerca de 1 real o quilo por isso a instituição precisa arrecadar em média duas a três toneladas ao mês
A Associação dos Amigos dos Bichos de Casa(AABC) prossegue com o projeto recolhimento de "Tampinhas”. A iniciativa tem por objetivo do recolhimento de tampinhas de plástico, que após enviadas para empresas de reciclagem, permitem obter fundos para as despesas de animais encontrados abandonados e vítima de maus-tratos.
Este projeto foi iniciado pela AABC em 2019 e conta com a participação de várias empresas, dentre elas postos de combustíveis, petshop e escolas de rede pública e privada. O seu funcionamento de arrecadação é muito simples, as pessoas podem juntar essas tampinhas em casa e levar até um posto de coleta ou mesmo entrar em contato com as voluntárias da associação.
A venda destas tampinhas é feita por cerca de 1 real o quilo por isso a instituição precisa arrecadar em média duas a três toneladas ao mês para conseguir pagar todas as despesas.
Associação
A Associação dos Amigos dos Bichos de Casa, foi fundada em 2002 por um grupo de amigos, que tem objetivo de ajudar os cães e gatos abandonados no município de Caçador, procurando um lar e pessoas que lhes protejam. Sem fins lucrativos, a AABC se mantém por meio de doações, bazares, bingos e da venda de produtos personalizados.
Abandono
Os cães de rua, geralmente abandonados, vivem à mercê de restos de comida e abrigos que conseguem encontrar para sobreviverem. Estes cães e gatos, assim como qualquer outro animal, se reproduzem e o problema é que por falta de alguém para controlar essa população, por exemplo com uma campanha de castração em massa, eles continuam procriando e, desta forma, aumenta-se ainda mais o número de animais abandonados.
Castração
É natural que os cãezinhos mudem após a castração, física e comportamentalmente. Afinal, a cirurgia envolve partes do corpo relacionadas à produção de hormônios. Confira o que muda após a castração de cada sexo
Castração de fêmeas
As mudanças são principalmente relacionadas à saúde:
- Acaba o incômodo com o período de cio – o sangramento acontece de seis em seis meses;
- Deixa de existir o risco de a cadela desenvolver tumores de útero e ovário, que são comuns. E diminui a chance de tumor nas mamas, especialmente se ela for castrada antes do primeiro cio (o momento ideal para realizar o procedimento é no quinto mês);
- Evita que elas tenham gravidez psicológica, que pode ocorrer quando a cadelinha passa pelo cio mas não fica grávida;
- Reduz o risco de piometra, um tipo de infecção grave no útero.
Castração de machos
As mudanças após a castração costumam ser mais aparentes em seu comportamento. Com a remoção dos testículos, a produção de testosterona é drasticamente reduzida. A castração diminui a chance de comportamentos como:
- Demarcação de território com xixi, agressividade com outros cães e hábitos como “pegar” na perna das pessoas – especialmente se ele for castrado no primeiro ano de vida. O momento ideal para realizar o procedimento é entre o quinto e o sétimo mês, quando os órgãos reprodutivos terminaram de se formar;
- O procedimento também reduz a chance de o cãozinho ter tumor de próstata.
Pessoas que desejam fazer doações a Associação dos Amigos dos Bichos de Casa podem entrar em contato com umas das voluntárias: Silvane Maria P. de Souza, Denise Chiarello Hartmann e Marilene Coelho pelo telefones 99985-0681 ou 99921-5365 ou atráves da página da Associação dos Amigos dos Bichos de Casa - AABC no Facebook.
CDL Caçador divulga sugestão de horário para o comércio no Natal 2024
26/11/2024 - 10:33Trator tomba e condutor fica ferido, na Linha Rio Bugre
25/11/2024 - 19:29Sincol realiza simulado de evacuação com participação de mais de mil colaboradores
23/11/2024 - 16:45Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024