Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

AEDES AEGYPTI

Já chega á 13 o número de focos do mosquito da dengue encontrados em Caçador

19/02/2020 às 14:55

Imprimir

A Secretaria de Saúde de Caçador realizou uma entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, 19 de fevereiro, para anunciar o aumento significativo de focos do Aedes Aegypti encontrados no município. A confirmação de mais sete focos do mosquito transmissor da dengue foi repassada pela Vigilância Epidemiológica, após a análise do Laboratório Central de Saúde Pública. No total já são 13 focos confirmados, desde o início do ano.
Visando evitar que o mosquito e, consequentemente a doença se prolifere, a Vigilância Epidemiológica está preparando uma ação para o próximo sábado (dia 22) entre o bairro Alto Bonito, Morada do Sol e Vereda dos Trevos, principais pontos onde os focos foram encontrados.
Durante os trabalhos, agentes de endemias, juntamente com os agentes de saúde, efetuarão uma varredura nas referidas localidades.  Além dos 13 focos já confirmados, outras larvas foram coletadas e encaminhadas para análise e esperam confirmação se são do mosquito transmissor da doença.
“Está ação será realizada para combater esses focos e não procriar o Aedes Aegypti, nasça e se desenvolva. Onde tem água parada, pode ter dengue. Não podemos deixar que o mosquito se desenvolva em Caçador e precisamos da conscientização dos cidadãos para isso. Temos os focos mas não vírus.” Destaca o Secretário da Saúde de Caçador, Dr. Ademar Schmitz.


A DENGUE


A dengue é causada por um arbovírus que é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, que é semelhante ao pernilongo, mas com coloração preta e branca. Para evitar o surgimento tanto do mosquito da dengue quanto de pernilongos é necessário, principalmente, eliminar a água parada.
A doença pode ter diferentes apresentações clínicas e de prognóstico imprevisível. Os primeiros sintomas aparecem de quatro a 10 dias depois da picada do mosquito infectado. A doença começa bruscamente e se assemelha a uma síndrome gripal grave caracterizado por febre elevada, fortes dores de cabeça e nos olhos, além de dores musculares e nas articulações.

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR