Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Os invasores arrobaram as portas da cozinha, reviraram e colocaram alimentos para cozinhar e não contentes com a baderna atearam fogo no educandário. Esta foi a segunda invasão em quatro dias
A ousadia de algumas pessoas revoltou moradores e professores e direção da Escola Municipal Ulísses Guimarães, no Mutirão. Pessoas sem qualquer escrúpulo e respeito invadiram a escola, arrombaram a porta da cozinha, reviraram armários, preparam comida e não contentes com a baderna atearam fogo no educandário.
Por volta das 20h, pessoas que circulavam nas imediações ouviram uma explosão, suspeitando que o estrondo teria acontecido no interior da escola, se dirigiram ao local e se depararam com a fumaça que saía da cozinha. Diante disso, moradores adentraram o terreno do colégio e de posse de extintores, começaram a debelar as chamas até a chegada dos bombeiros. Quando a guarnição chegou ao local o fogo já havia sido controlado pela vizinhança.Segundo Sidclei de Augustinho , 37 anos, um dos moradores que ajudou apagar o fogo, as chamas se concentravam principalmente em um fogão, sobre qual havia um botijão de gás. Fato que demonstra claramente que os indivíduos tinham intenção de efetivamente incendiar a escola.
Averiguando com mais atenção, já na presença da diretora e de algumas professoras, os bombeiros encontraram sinais de arrombamento em duas portas da cozinha, além disso, panelas estavam sobre o fogão com alimentos sendo cozidos, frutas pelo chão, produtos violados e até uma forma de carne que ainda estava assando em um forno elétrico foi encontrada.
Alzira Salete Padilha, diretora da escola, afirmou que até desconfia de algumas pessoas, no entanto não quis fazer acusações já que não possui provas.
A Polícia Militar esteve no local e registrou o fato. O Instituto Geral de Perícias (IGP) marcou para o decorrer desta quinta-feira, as averiguações para tentar descobrir as causas do incêndio.
Falta de segurança preventiva
Na madrugada do último domingo, a Escola Ulísses Guimarães já havia sido alvo de arrombamento. Naquela oportunidade, foram levadas dois televisores, um aparelho de som, uma impressora e vários extintores. Estes produtos teriam sido encontrados num matagal nas proximidades da escola, na última segunda-feira.
O fato é que tanto o arrombamento, quanto a invasão desta quarta-feira, poderiam ter sido evitadas. Como todas as escolas do município, a Ulísses Guimarães também possui sistema de monitoramento 24 horas, no entanto as câmeras que enviam imagens para o setor de segurança do município estão desativas. De acordo com a diretora, várias solicitações foram realizadas junto a secretaria de educação e setor de segurança, porém os pedidos não foram atendidos.
A comunidade pode ajudar
Se você é morador das imediações e viu alguma movimentação que possa ajudar a identificar os indivíduos que realizaram a invasão na escola, entre em contato com a Polícia Militar através do 190 e denuncie. Seu nome será preservado.
14/07/2011 - 15:45 | Defensor
A maioria dos func.. da Guarda são competentes, o fato é q a prefeitura não dá condiçoes de trab. não investe, as vezes nem gasolina tem. esse prefeito q entrou não resolve nada.
14/07/2011 - 14:47 | Morador
Tinha um tempo que a Guarda Municipal funcionou, via toda a noite um carro circulando pelo bairro, tinha guarda na escola...TINHA.... vivemos o tempo do TE TINHA......
14/07/2011 - 14:40 | Dois
Dois arrombamentos em uma semana, e nas duas nada de Guarda....Mudança sr. Prefeito, queremos atitude....Poe alguem com atitude nesta guarda...O prefeito estamos esperando uma atitude sua também...
14/07/2011 - 14:38 | P/ Prefeito
Vejo na Guarda mudar os comandantes e o problema continuar.. Acho que o problema esta nos integrantes da guarda... Não estaria na hora de trocar os integrantes dela...Chega de incompetência......
14/07/2011 - 14:35 | Reaponsáveis
quem são os responsáveis, ou irresponsáveis pela GUARDA MUNICIPAL. Deu né.. Vamos trabalhar gente.... Vejo um carro passar de dia escrito Ronda escolar, adianta só de dia....Chega...
14/07/2011 - 14:33 | Pergunta
Onde estava a guarda Municipal nesta hora. Nem na escola foram depois do ocorrido. Que guarda é essa que não consegue cuidar nem das escolas... Acho que a oportunidade foi dada. MUDANÇA NA GUARDA....
14/07/2011 - 14:18 | Alexandre Batista
O prefeito Saulo gastou uma fortuna com esses equipamento, é preciso dar manutenção. Como tá na reportagem, se elas tivessem funcionando as pessoas teriam sido vistas lá na guarda municipal.
14/07/2011 - 14:12 | João Maria
Tem gente q não tem mesmo oq fazer, onde já se viu, invadir a escola, cozinhar comida e ainda tocar fogo. esses vagabundos tem q pagar os prejuizos. parabéns ao novo portal pela cobertura.
14/07/2011 - 08:27 | Indignação
Puxa vida, uma escola boa p/ pessoas carentes e acontece isso! Pbéns prefe.. pela falta de competencia e reativar as cameras! Outra coisa, vai ser muito mais caro concertar os estragos do q as cameras
Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros
18/11/2024 - 11:43Calorão e risco de temporais marcam início da semana em SC
16/11/2024 - 11:48