Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Seminário que aborda o direito à diversidade será realizado até sexta-feira (25), em uma ação do Ministério da Educação, através da Prefeitura de Caçador e secretaria municipal de Educação
A gestão da educação especial na perspectiva da educação inclusiva é debatida em Caçador por profissionais de diversas áreas relacionadas à educação. Desde segunda-feira (21), o Município sedia o 5º Seminário de Educação Inclusiva – Direito à Diversidade, no auditório da Universidade Alto Vale do Contestado – UNIARP. Durante o primeiro dia dos trabalhos ‘A inclusão dos alunos com deficiência Auditiva’ foi abordada por Maria Isabel de Araújo.
Temas relacionados à inclusão dos alunos com deficiência auditiva; comportamento disruptivo; olhar diferenciado do educador inclusivo e políticas públicas serão abordados durante toda a semana. As atividades realizadas das 8h às 17h30, na universidade, encerram nesta sexta-feira (25).
Destinado aos 23 municípios da região da AMARP para professores que trabalham nas escolas com a educação inclusiva, o evento é uma promoção do Ministério da Educação, através da Prefeitura de Caçador, e da Secretaria Municipal de Educação. Dentre os objetivos do evento consta o apoio à implementação da Política Nacional de Educação Especial nas redes públicas de ensino.
“A realização desse seminário envolvendo vários municípios aborda como as pessoas com alguma limitação, não devem ser tratadas de forma diferente. Devemos oferecer o mesmo carinho independente da cor, raça e que forma se cada pessoa apresenta à sociedade”, comenta Imar Rocha, chefe do Executivo Municipal.
Para o prefeito de Caçador, cursos como esse disponibilizam referenciais pedagógicos para a oferta de recursos, serviços e atendimento educacional especializado. “Por isso, agradecemos a todos que estão colaborado com esse seminário e que se envolvem com essa atividade para que sejamos uma humanidade feliz”, enfatiza.
Além do prefeito de Caçador, Imar Rocha; a secretária de Educação, Luciane Pereira; o secretário Regional, Beto Comazzetto; Ieda Moschetta, presidente do Conselho Municipal de Educação (Comed); Luiza Samira Flores Alves, coordenadora do evento; e Claudinei Mantuani, subtenente do Tiro de Guerra participaram do Seminário.
HOMENAGEM: Também na ocasião o médico neurologista, Nabil Elias Bittar, foi homenageado pelo empenho destinado à educação de Caçador. Participante do primeiro ambulatório público para distúrbios da Aprendizagem no Paraná, ele contribui à educação inclusiva de Caçador há diversos anos.
Municípios representados
A Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Educação realiza Seminário de Educação Inclusiva Políticas Públicas – Gestão Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para representantes de diversos municípios.
Anita Garibaldi, Arroio Trinta, Bela Vista do Toldo, Calmon, Canoinhas, Fraiburgo, Irineópolis, Lacerdópolis, Lebon Régis, Macieira, Major Vieira, Matos Costa, Monte Castelo, Monte Carlo, Pinheiro Preto, Porto União, Rio das Antas, Salto Veloso, Santa Terezinha, Schoreder, Timbó Grande, Três Barras e Videira foram representados.
De acordo com Samir Alves Flores, coordenadora do seminário comenta a ação realizada no Município de Caçador. “Enquanto Município pólo temos a responsabilidade de direcionar aos outros nesse trabalho de educação inclusiva principal, ente para fazer a política pública funcionar”, destaca.
A iniciativa, ainda segundo Samira, visa formar uma rede de gestores e educadores para a construção de sistemas educacionais inclusivos, aprimorando a gestão da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
CULTURA: Ainda na ocasião Diego Mendes, portador de deficiência visual, aluno da Fundação Municipal de Cultura (FMC) tocou duas canções. A performance teve o apoio dos professores Mauro França e Francis Lee que reforçaram a importância da inclusão social na escola.
Confira a programação do evento
Terça-feira – 22/11 - 8h –17h30min
Conferência: Como Administrar o Comportamento Disruptivo no processo da aprendizagem
Palestrante: Maria Cristina Bromberg – Curitiba
Quarta- feira – 23/11 - 8h – 17h30min
Conferência: Marcos Legais da Educação Inclusiva
Palestrante: Dr. Prof. Lindomar Bonetti
Quinta-feira – 24/11 - 8h- 17h30min
Conferência: O olhar diferenciado do educador inclusivo
Palestrante: Fátima Berreta Rosal
Sexta-feira – 25/11 - 8h- 10h
Conferência- Políticas Públicas – Gestão da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. - Representando o MEC
Palestrante: Cláudia Grabois
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros