Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Espaço foi utilizado pelo padre Márcio Martins Rosa, presidente da entidade, durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira
Os 20 anos da Cáritas Solidariedade em Caçador foram destacados durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira (11), através do padre Marcio Martins Rosa, presidente da entidade e que fez uso da Tribuna Livre. O momento contou com a presença dos fundadores e de outras lideranças comunitárias que auxiliam nos dias atuais, migrantes e demais convidados.
Durante sua explanação, padre Márcio fez uma retrospectiva das ações efetuadas ao longo de duas décadas, destacando os valores, a missão, visão e o objetivo da Cáritas no município de testemunhar o evangelho da vida junto às pessoas em situação de vulnerabilidade social, tendo em vista a promoção de uma sociedade justa e igualitária.
Segundo ele, atualmente mil famílias carentes estão cadastradas junto à entidade e, com ajuda de pessoas físicas e jurídicas, recebem auxílio para enfrentar as situações difíceis do cotidiano.
As campanhas desenvolvidas durante o ano, como a “ajude uma família”, Corpus Christi (período pascal) e Natal Solidário (dezembro) foram evidenciadas pelo religioso, assim como trabalho desenvolvido junto os migrantes que estão no município, especialmente no que se refere à Língua Portuguesa, e o trabalho dos inúmeros voluntários que se dividem em equipes para efetuar visitas, cadastros, triagem de roupas, bazares e outras funções no dia a dia.
Ele destacou ainda os novos projetos que estão sendo desenvolvidos na comunidade, a exemplo do “pé no chão”, que envolve famílias atendidas pela Cáritas e que consiste na produção de chinelos como alternativa de renda. O trabalho já acontece no Jardim Dileta e o objetivo é expandi-lo para outras comunidades carentes.
Ao final, Márcio agradeceu o espaço disponibilizado pela Câmara para a divulgação das ações, destacando que enquanto organização social e representando as três paróquias de Caçador, os membros da Cáritas estão felizes em comemorar 20 anos de trabalho e amor ao próximo. “É uma história de credibilidade, sustentabilidade e de motivação para a solidariedade. Um trabalho que oferece dignidade e vida às pessoas, e que é possível graças a mãos voluntárias e corações solidários, que nos ajudam a manter esse trabalho de pé”, completou.
A Cáritas Solidariedade
A Cáritas Solidariedade Caçador foi fundada em 03 de novembro de 1998, por Pe. Gilberto François Bugnon (1942 -2014). É uma entidade ligada às comunidades católicas de Caçador, que foi criada tendo em vista a organização da solidariedade junto aos empobrecidos. É filiada à Caritas Diocesana de Caçador, que por sua vez faz parte da rede da Cáritas Brasileira.
É reconhecida como entidade de Utilidade Pública no município de Caçador conforme Lei Municipal 1.505 de 28/06/2000 e no Estado de Santa Catarina segundo a Lei Estadual 11.630 de 07/12/2000.
Sua missão é a promoção e exercício da ação social; minimizar os problemas de desigualdades e injustiças sociais das pessoas empobrecidas; a busca de alternativas para otimizar os recursos e organização da solidariedade.
CDL Caçador divulga sugestão de horário para o comércio no Natal 2024
26/11/2024 - 10:33Trator tomba e condutor fica ferido, na Linha Rio Bugre
25/11/2024 - 19:29Sincol realiza simulado de evacuação com participação de mais de mil colaboradores
23/11/2024 - 16:45Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024