Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A Prefeitura de Caçador está lançando um amplo projeto para a recuperação dos vagões de trem, que ficam ao lado do Museu do Contestado. O objetivo é reunir voluntários para fazer a restauração da estrutura física, visando abrir para visitação, para que se torne mais uma atração no município.
Carpinteiros, marceneiros e serralheiros que tiverem interesse em participar da recuperação do patrimônio cultural podem se inscrever, junto ao Instituto de Pesquisa e Planejamento de Caçador (IPPUC).
A parceria com os voluntários funciona da seguinte forma: a Prefeitura vai disponibilizar o material e os participantes entrarão com a mão de obra. “A recuperação do trem é um pedido antigo de toda a comunidade. Diariamente, são dezenas de pessoas que passam por ali para tirar fotos e não podem ter acesso interno aos vagões. Por se tratar de um cartão postal da cidade de Caçador, não podemos deixar que ela se perca no tempo por ações da natureza, a história de desenvolvimento que a ferrovia nos trouxe embala e move as pessoas a manter essa história viva e apresentável”, destacou o diretor de Pesquisa e Inovação, Alexandre Schermach.
Além disso, Alexandre salienta que o projeto de parceria foi idealizado para se viabilizar a reforma, com apelo colaborativo. “A recuperação deste patrimônio, feita apenas pela Prefeitura, seria muito cara e demorada, devido aos processos legais que precisam ser seguidos. Por isso, com o auxílio dos voluntários, vamos conseguir realizar esta reforma com mais rapidez e um sentimento de pertencimento, visto que usaremos profissionais da cidade para restaurar um dos mais belos patrimônios históricos, isto faz com as pessoas além olhar com outra perspectiva para o trem, se orgulhem do trabalho ali realizado, para isso será aplicada uma placa com o nome dos voluntários, afim de reconhecer o trabalho gerado pelas grandes mãos colaboradoras”, acrescentou.
A Maria Fumaça e o tender receberão, em breve, uma reforma em sua pintura, que será realizada com a própria mão de obra dos servidores da Secretaria de Infraestrutura. Uma cobertura também está sendo projetada pelo IPPUC para abrigar a Maria Fumaça e seus vagões.
Esta recuperação, no entanto, não deixará o trem apto para andar, já que existem diversos empecilhos para isso. “Além do valor ser muito maior, ainda temos o problema com os dormentes dos trilhos, que, em sua maioria, já não suportam mais o peso de uma locomotiva deste porte. Mas, já daremos um grande passo restaurando nosso cartão postal e abrindo os vagões para a visitação, já que a maioria dos caçadorenses nunca teve a oportunidade de entrar naquele espaço, que tem uma história riquíssima”, finalizou.
Os interessados em se inscrever como voluntários podem se dirigir até a Prefeitura e procurar o IPPUC ou entrar em contato pelo fone (49) 3666-2422, com Alexandre.
Trator tomba e condutor fica ferido, na Linha Rio Bugre
25/11/2024 - 19:29Sincol realiza simulado de evacuação com participação de mais de mil colaboradores
23/11/2024 - 16:45Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03