Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ATENDIMENTO

Câmara de Caçador aprova moção de repúdio pela falta de Médico Perito no INSS

Propositura partiu da Vereadora Cleony Figur (PSD) com o apoio dos demais parlamentares e será enviada à Superintendente Regional Sul do INSS, Kathia Maria Moreira Braga

07/05/2018 às 22:05

Imprimir

A Câmara Municipal de Caçador, através de proposição da Vereadora Cleony Figur (PSD) e com o apoio dos demais membros da Casa, aprovou durante sessão ordinária desta segunda-feira (7) uma moção de repúdio devido à falta de Médico Perito na agência local do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O documento será destinado à Superintendência Regional Sul do INSS, na pessoa da Superintendente Kathia Maria Moreira Braga.

Segundo a autora da proposição, desde 2015 a agência de Caçador encontra-se sem este serviço e aproximadamente 300 pessoas aguardam a realização de avaliação pelo referido profissional.

Cleony explica ainda que a prova pericial é imprescindível para concessão dos benefícios previdenciários, mas que para serem atendidas as pessoas precisam se deslocar até outros Municípios da Região, gerando custos ao cidadão. “A população caçadorense não pode ficar a mercê da ausência de Médico Perito na Agência do INSS, o que se reveste em um extremo desrespeito com a população de uma cidade polo como Caçador, uma vez que a realização de perícia é um dever deste Instituto”, disse.

Ela lembrou ainda lembrou que, conforme legislação, quando o segurado ou dependente deslocar-se por determinação do INSS para submeter-se a exame médico-pericial ou a processo de reabilitação profissional em localidade diversa da de sua residência, deverá a instituição custear o seu transporte, pagando-lhe no valor de R$ 94,34 ou promover sua hospedagem mediante contratação de serviços de hotéis, pensões ou similares. “É um direito do cidadão e deve ser buscado por todos enquanto não há o serviço em nosso Município”, completou.

O assunto também foi debatido pelos Vereadores do MDB, Alcedir Ferlin (Lilo) e Neri Vezaro.

Lilo sugeriu que os Vereadores façam uma comitiva e busquem um diálogo em Florianópolis com a Superentedência INSS, a fim de solucionar esse problema. Segundo ele, todos os dias diversas pessoas se deslocam para municípios menores como Capinzal e Fraiburgo em busca desse atendimento. “Caçador tem toda uma estrutura adequada, o prédio da Previdência Social passou por reformas para receber este serviço, há cidades onde há peritos sobrando, mas infelizmente Caçador está esquecida neste quesito. Precisamos unir forças e reverter este cenário”, frisou.

A ideia foi compartilhada pelo Vereador Neri Vezaro. Para ele, além do esforço do Legislativo é preciso envolver a Administração Municipal e entidades de classe como a ACIC, CDL, UNIARP e outros parceiros. “Espero que esta moção tenha um resultado positivo, mas penso ser necessário o engajamento de mais pessoas e entidades para que possamos fortalecer esta luta e sensibilizar os responsáveis pelo INSS”, completou. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR