Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

DECISÃO DO GOVERNO

Cobalchini desaprova fechamento da ADR de Caçador

22/02/2018 às 01:06

Imprimir

O deputado Valdir Cobalchini (PMDB) emitiu uma nota sobre a desativação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Caçador, anunciada pelo governador em exercício Eduardo Pinho Moreira (PMDB), na manhã desta quarta-feira. Cobalchini disse que não foi informado ou consultado antecipadamente sobre a decisão, até por que ela foi feita por decreto e não depende da aprovação da Assembleia Legislativa e anunciou para esta sexta-feira, dia 24, reuniões com lideranças de Caçador e da região para tomar uma decisão em conjunto.

ÍNTEGRA DA NOTA DO DEPUTADO VALDIR COBALCHINI

O Governo se utilizou do seguinte critério: somente permanecem as ADRs nas cidades sedes de associações de municípios. Por isso foi mantida Videira e desativada Caçador. Não concordo com esse critério por entender que a região de Caçador precisa mais de desenvolvimento do que Videira. Mas foi uma posição de Governo, através de decreto, que não depende de decisão da Assembleia Legislativa.
Entendo que ao longo dos anos a Secretaria de Desenvolvimento Regional, hoje Agência de Desenvolvimento Regional, cumpriu muito bem seu papel na região de Caçador. Só para lembrarmos, em 2003 quando foi criada, dos setes municípios que foram a SDR, quatro não tinham nenhum acesso pavimentado: Timbó Grande, Macieira, Calmon e Matos Costa. Hoje, todos estão pavimentados. Além da construção e reforma de mais de dez escolas, em todos os municípios. Apenas citando esses dois exemplos, temos a certeza que a descentralização para a nossa região foi um projeto vitorioso.
No último Governo iniciou um esvaziamento das SDRs incluindo a transformação em agências, com retirada do orçamento e de atribuições, fazendo com que perdessem muito sua importância no cenário regional. Por isso afirmo: se for para economizar recursos e investir em setores prioritários, o Governo poderia ter desativado todas as ADRs. Estaria sendo justo e a economia seria bem mais significativa.
Vamos continuar trabalhando como sempre trabalhamos defendo recursos e ações de Governo para Caçador e os municípios da região, independente da ADR estar ativada ou não. Nesse momento de crise, mais importante que uma estrutura de Governo que por iniciativa do próprio Governo não está funcionando a contento, é bem melhor manter obras e ações em setores prioritários como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
Finalizando, nesta sexta-feira me reúno com as lideranças de nossos municípios, como Acic, Uniarp, ADR e lideranças políticas para juntos traçarmos um plano de ação. A partir desses contatos vamos definir qual será o caminho que tomaremos daqui pra frente, sempre defendendo os interesses da nossa região.  

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR