Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

LAZER - PRESERVAÇÃO - RESGATE CULTURAL

VÍDEO: Implantação do Parque Linear deve transformar Caçador

27/12/2017 às 18:40

Imprimir

A partir de 2018, Caçador contará com a execução de um projeto que vai mudar a cidade. Desde o bairro Nossa Senhora Salete, o Parque Linear vai integrar toda o município.

A partir dali, serão implantadas pistas de caminhada e de ciclismo, além de uma nova rua, que passará abaixo da Luiz Tortatto, se tornando uma alternativa para resolver o tráfego intenso de veículos daquela região.

A retirada de 125 famílias da área às margens do rio já foi uma das primeiras fases da construção do Parque Linear. Estas famílias ganharam casas na parte alta do Nossa Senhora Salete. Outras, que ainda moram próximo do rio também devem ser reassentadas.

“Praça e um playground também serão construídos, logo atrás do bar do Porcelana”, destacou a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador, Karina Pompermayer.

Um dos cartões postais de Caçador e que está abandonada, a ponte de ferro será revitalizada dentro do projeto do Parque Linear. “Vamos arborizar toda esta área, recuperando a mata ciliar”, completou Karina.

Esta etapa do Parque Linear prossegue até o Parque Central. A outra etapa, que também deve ser iniciada em 2018, avança do Parque Central até os fundos da empresa Viposa, na ponte do Berger.

Ali, será construída uma rua que vai integrar desde o supermercado Superpão até a ponte. “Estamos pensando na melhoria da mobilidade urbana. São vias importantes que construiremos, tanto no Nossa Senhora Salete quanto no Berger e que ajudarão a desafogar o trânsito em outros locais”, destacou o prefeito Saulo Sperotto.

Além da nova rua, aquele local será revitalizado e receberá 10 espaços para práticas esportivas (futebol, basquete, dominó, bocha, tênis, skate, squash, quadras poliesportivas), playground, e continuação da pista de bicicleta e caminhada, se tornando mais uma opção de esporte e lazer para os caçadorenses.

Para auxiliar no transporte, um bonde urbano sobre trilhos será integrado ao Parque Linear, como opção para quem quer se deslocar de um lado ao outro da cidade.

Para viabilizar o início da construção do Parque Linear, a Prefeitura encaminhou o projeto ao Ministério das Cidades e foi uma das únicas do Brasil a conseguir os recursos, através do Avançar Cidades. Diversas etapas já foram concluídas, restando agora a aprovação por parte da Câmara Municipal para que possa ser dada continuidade aos trâmites legais.

Além disso, o projeto já foi apresentado para a sociedade civil organizada, entidades, Câmara Municipal e poder Judiciário em encontro realizado no mês de dezembro.

“Contamos com o apoio de todos os vereadores para a aprovação porque, mais do que um projeto de Governo, é um projeto para o desenvolvimento e interligação de toda a cidade. Nosso objetivo é proporcionar mais qualidade de vida para todos os caçadorenses”, finalizou o prefeito Saulo.

“Trata-se de um projeto pensando na Caçador do futuro, na mobilidade, na preservação e recuperação ambiental. Trata-se da resposta à pergunta: onde você quer estar daqui 1, 5 ou 50 anos? Eu quero estar nessa nova Caçador que vamos juntos construir”, completou o vice-prefeito Alencar Mendes.

Além destas etapas, mais duas ainda estão projetadas para ampliação do Parque Linear, seguindo da ponte do Berger até a ponte do D’Agostini e dali até a usina do Tedesco. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR