Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

EM PALHOÇA

Alunos do SENAI de Caçador participam de Desafio de Karts Elétricos

Na Unidade de Caçador o projeto do kart elétrico envolveu 22 alunos e cinco professores do Curso Técnico em Mecânica

16/11/2017 às 09:45

Imprimir

Tecnologia, sustentabilidade e eficiência são características comuns aos projetos de drones e karts elétricos criados por estudantes do SENAI/SC de todo o Estado e que serão exibidos ao público neste final de semana no Passeio Pedra Branca (18), em Palhoça, e no Continente Shopping (19), em São José.
Desenvolvidos a partir da integração das disciplinas do curso, os equipamentos participarão de competições que colocarão à prova as habilidades dos alunos. Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade. O SENAI/SC integra a FIESC.
O projeto ganhou o nome de SENAI Challenge e estimula os estudantes a encontrar soluções para situações desafiadoras da indústria. No sábado (18), em Palhoça, a entidade expõe os karts elétricos e realiza o desafio de drones a partir das 14 horas. A comunidade poderá ver de perto como esses equipamentos são montados e ainda pilotar alguns dos veículos que estarão disponíveis.
Para construir os karts, os alunos receberam um kit com motor, bateria e placa de controle. A partir disso, eles foram desafiados a criar o veículo mais leve e eficiente utilizando materiais como papelão, fibra de vidro, plástico e alumínio. O resultado desse projeto poderá ser conferido no domingo (19), quando o SENAI/SC realiza no Continente Shopping uma corrida com a participação dos 19 veículos construídos pelos estudantes dos cursos técnicos de mecânica e manutenção automotiva.
Os motores elétricos podem acelerar altas velocidades mantendo um torque elevado (“força”) desde a partida, enquanto os motores a combustão interna só produzem torque a partir de um valor de rotação. Com os karts elétricos, a arrancada e a retomada de curva são mais rápidas.
No SENAI de Caçador o projeto do kart elétrico envolveu 22 alunos e cinco professores do Curso Técnico em Mecânica. O projeto envolveu os estudantes no planejamento das etapas de desenvolvimento, realização de cálculos nos conjuntos mecânicos e realização de ajustes e regulagens, além da montagem do Kart.
A equipe do projeto Kart Elétrico do SENAI de Caçador é composta pelos alunos: Adrailton Bilico, Alanderson Franca Webber, Alencar Souza de Oliveira, Alexandre Morais Tormena, Alisson dos Santos, Andre Pacheco Carneiro de Souza, Douglas dos Santos Mello, Eduardo Wames Coelho de Souza, Emerson Diego Pereira, Fábio Henrique Barrichélo de Andrade, Giovane Kuss Petrykowski, Leandro Chaves, Leandro Gonçalves dos Santos, Leonardo da Silva Burger, Lucas Grobe, Mauro César Darif, Nelson Golec, Paulo Roberto Pereira, Pedro Padilha Martinello, Renato Pirolli Oliveira e Wagner Eduardo Vanelli. Os professores envolvidos no projeto são: Alcedir Kades da Rocha, Carlos Eduardo Schuller, Rodrigo Correa, Everton Lucas Gomes e Denis Correa de Campos.
“O SENAI trabalha com o ensino por competência. E isso tem três atributos básicos: conhecimentos, habilidades e atitudes. A maioria dos nossos cursos é agregada a prática. É a materialização do conhecimento dos nossos alunos”, comenta o diretor regional do SENAI, Rogério Mattos.  

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR