Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

EM JOINVILLE

SESI de Caçador participa de Torneio Regional de Robótica

01/11/2017 às 18:09

Imprimir

O SESI de Caçador participará nos dias 24 e 25 de novembro em Joinville-SC da etapa regional do Torneio de Robótica da First Lego League (FLL). O time do SESI de Caçador é composto pelos alunos: Thiago Paulo Pohlenz Piccoli de Oliveira, Arthur Henrique Lenz, João Victor Albanese Reichert, Pedro Santi Binotto, Eduardo Luiz Padilha e Beatriz Deconto Carneiro. O técnico é o professor Leandro Hupalo. Os alunos, na faixa etária de 11 a 16 anos, já frequentam as aulas de Robótica no SESI. Muitos treinos estão sendo realizados em diversos dias da semana para a competição.
Estarão participando mais de 30 times de diversas instituições. Além da competição principal o evento contará com diversas atividades makers, oficinas de prototipagem, de programação, de fotografia, além de minipalestras e mesa redonda com especialistas da Educação. Essas atividades serão direcionadas tanto para estudantes quanto para professores.
O tema desta temporada chama-se Hydro Dynamics pois a problemática em questão é a maneira na qual se encontra, transporta, usa e descarta a água. Os times estarão desenvolvendo projetos e soluções inovadoras para problemas reais e de grande impacto na sociedade e na indústria, mobilizando as competências cognitivas e socioemocionais essenciais para a indústria do século XXI.
A competição
O que pode parecer uma simples brincadeira entre robôs vai muito além! Os times entram numa competição divertida e são avaliados em quatro categorias:
- Desafio do robô: os robôs construídos e programados devem cumprir missões na arena de competição nas quais deve acionar mecanismos e transportar objetos, isso em 2 minutos e 30 segundos, tendo que realizar o maior número de missões possíveis, recebendo pontuações por isso.
- Design do Robô: os robôs são avaliados em termos do design de construção, programação, estratégia utilizada para a realização das missões e inovação.
- Pesquisa: cada time precisa identificar um problema relacionado ao tema da água e a partir daí buscar e apresentar uma solução inovadora. A solução pode ser transformada em protótipo para materializar a ideia do time.
- Core Values: é a categoria de avaliação na qual os times precisam demonstram como fizeram seus projetos e seu robôs lembrando sempre dos valores da competição. Valores esses que envolvem trabalho em equipe, respeito, ética, colaboração, compartilhamento de conhecimento, base para uma competição amigável.
Os três primeiros classificados, os chamados Champions Awards da Etapa Regional passarão para a Etapa Nacional que acontecerá em Curitiba, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná, nos dias 16 a 18 de março de 2018. A etapa nacional ainda permite a progressão do time para a etapa Internacional em vários países do mundo que acontecem entre os meses de abril de maio de 2018. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR