Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

OPORTUNIDADES

Ação Social do Contestado leva curso de confeitaria á Lebon Régis

29/05/2017 às 12:00

Imprimir

Estão surgindo cada vez mais oportunidades aos munícipes de Lebon Régis através da Ação Social do Contestado e seus parceiros. Uma dessas oportunidades é o curso de confeitaria, que iniciou no dia 25 de maio e profissionaliza 25 alunos.

O professor Sérgio Prigol, especialista em confeitaria e panificação, ministra o curso de confeitaria e explica sobre as aulas. “A carga horaria desse curso é de 200h, com aulas teóricas e práticas. Vamos produzir bolos, tortas, biscoitos, decorações, entre outras técnicas. Essa é uma das profissões mais procuradas, pois as pessoas podem fazer em casa ou fora. Em breve teremos um curso de panificação”, explica.

Para o coordenador do Senai de Caçador, Carlos Eduardo Schuller, este projeto pioneiro no município é fruto da parceria com a Diocese em que foi lançada uma programação de atendimentos através do sistema FIESC pelas casas do SESI E SENAI. “Estamos hoje iniciando o curso de confeiteiro básico. A partir de junho contaremos com uma carreta/unidade móvel para a realização das atividades desse curso, disponível até a conclusão do curso. Essa é uma das primeiras ações da FIESC junto a um município com baixo IDH do estado.”

O trabalho de formação tem um foco especial que é a inserção das pessoas no mercado de trabalho. Mostrar novas possibilidades. Para o coordenador “o principal objetivo da FIESC é aumentar o nível de escolaridade dessas pessoas.”

A participante do curso, Geane Santos, de Lebon Régis já trabalha na área de alimentos e preparação há 18 anos, mas esse é o primeiro curso para aprimorar-se no ramo que é sua fonte de renda. “Trabalhei em refeitório de empresa. Hoje preparo alimentos nas casas para vários eventos. Estou me qualificando e aprendendo ainda mais a fazer decorações, acabamentos. Faço pães, bolos e lanches. Procuro oferecer produtos saudáveis”.

Para Pe. Márcio Martins enaltece a parceria da Ação Social com o Senai de Caçador, que qualifica tantas pessoas para o mercado de trabalho. Ele destacou que a Ação Social também está iniciando outros cursos. “Nós consideramos muito importante para o contexto municipal oferecer essas oportunidades, pois somos carentes dessas alternativas. Temos o curso de Informática, em breve o curso de assentador de cerâmica e ajudante de pintor.”

O padre enfatiza a importância de somar forças com as entidades públicas e privadas para estabelecer espaços de formação. “Esperamos que essas parcerias sejam duradouras e os cursos sejam exitosos aos participantes. Que possamos avançar cada vez mais nos trabalhos juntos e futuramente em outros municípios da diocese”.

“Conseguimos junto com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente municipal lançar um edital de seleção de projetos sociais custeados pelo Fundo de Infância e Adolescência (FIA), que está aberto pelo período de 30 dias. Esse edital prevê projetos que oferecem oficinas socioeducativas e cursos profissionalizantes. É algo novo em Lebon Régis, pois são 190 mil em recurso para essa finalidade. É uma conquista muito grande, pois sabemos da carência” é o que conta o coordenador de projetos da Ação Social do Contestado, Lucas Burlin, destacando sua satisfação pelas conquistas da Ação Social e por fazer parte desse trabalho.

Todos os cursos da Ação do Contestado são oferecidos gratuitamente e visam gerar oportunidades e qualificação aos participantes. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR