Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

PROJETO

Horta Escolar do Dante Mosconi avança para a etapa do plantio

Iniciativa partiu dos alunos e ganhou apoio da ADR, Epagri e Unimed

16/11/2016 às 17:54

Imprimir

Alunos da escola estadual Dante Mosconi, em Caçador, estão desenvolvendo um projeto de horta orgânica. O objetivo é produzir alimentos para incrementar a merenda, através do cultivo de hortaliças e temperos como alface, cenoura, couve, repolho, cebolinha, salsinha, hortelã, entre outros. Na semana passada, o trabalho avançou para a etapa do plantio das mudas.

De acordo com a professora Janice Muniz de Moura Ribeiro, a ideia surgiu através do programa Mais Educação, que envolve estudantes do ensino integral. No contraturno, eles realizam atividades de jardinagem e horta. “Começamos com a limpeza do espaço que estava ocioso e depois buscamos parcerias para melhorar a terra”, explica Janice.

A partir daí a ação ganhou apoio da Agência de Desenvolvimento Regional, Epagri e Unimed. Os engenheiros agrônomos Jean Carlo Ribeiro e Daniel Suski ajudaram na preparação da terra e incorporação do adubo. Os próprios alunos montaram os canteiros usando garrafas de plástico e água com corante para colorir o espaço. As mudas foram patrocinadas pela Unimed Caçador.

“Essas parcerias são importantes para o bem da escola. Além de revitalizar um espaço ocioso, a horta desperta nos alunos a consciência ambiental. Eles podem acompanhar todos os passos da produção de alimentos naturais e saudáveis”, diz o gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas da ADR de Caçador, Jean Carlo Ribeiro.

Para a professora Janice, toda a escola está entusiasmada com a horta. “São 35 alunos envolvidos diretamente no projeto, mas os outros estão acompanhando também com grande expectativa. As professoras trazem as turmas aqui para ver que a escola está ficando mais bonita”, conclui.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR