Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

CONSCIENTIZAÇÃO

Grupo Antitabagismo comemora Dia Mundial de Combate ao Fumo

31/05/2016 às 22:38

Imprimir

Depois de 15 anos como fumante, Fábio Francisco Gonçalves fala com orgulho de sua conquista: o de largar o vício do cigarro. Ele tornou-se um entre as dezenas de pessoas que conseguiram abandonar o vício com a ajuda do Grupo Antitabagismo da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Caçador.

Fábio, que está longe do cigarro há dois meses e atualmente usa o adesivo de nicotina, contou como foi a decisão de parar com o cigarro. “Passei anos da minha vida fumando e se soubesse como era bom largar, eu tinha feito isso há muito mais tempo. Comecei aos 19 anos e nunca tinha tentado parar com vício, meu filho e minha esposa estavam um pouco incomodados e minha irmã me orientou procurar a secretaria. Decidi me desafiar e logo na primeira semana já senti a melhora. Os sabores, os cheiros, tudo muda. Minha família foi a grande incentivadora, eu não tive nenhuma doença decorrente do vício, mas agora noto que podia ter aproveitado e me sentido muito melhor durante este tempo”, comenta.

De acordo com o participante do Grupo Antitabagismo, os primeiros dias do tratamento são os mais difíceis. “Eu fumava uma carteira e meia por dia. Os primeiros dois dias de cada módulo são os mais intensos, o nível de nicotina diminui e isso abala. Mas o organismo acostuma e agora já perdi a mania de pegar o cigarro, procuro manter as mãos ocupadas e quando bate a vontade eu me distraio fazendo alguma coisa e acabo esquecendo”, relata.

“O pessoal da Secretaria de Saúde é muito prestativo, toda quarta-feira ficamos em torno de uma hora e meia, duas horas reunidos. Nós trocamos experiências e nos ajudamos. Todos estamos em um mesmo propósito que é melhorar nossa saúde e qualidade de vida, nos sentimos bem a vontade”, destaca o usuário do serviço.

Após a criação do Grupo, diversos usuários largaram o vício do cigarro por completo e outros ainda passam por tratamento e manutenção. O acompanhamento é realizado individualmente, pelos enfermeiros da Secretaria de Saúde de Caçador. Este profissional tem sido essencial nos aspectos físicos e psicológicos da dependência do cigarro.

O Grupo Antitabagismo de Caçador convida os interessados em parar com o uso do cigarro para que procurem as Unidades de Saúde para que se informem sobre o tratamento, que dura três meses. Só em 2016 foram 32 pessoas atendidas nos grupos e 12 já conseguiram largar o vício.

Na próxima quinta-feira, 2 de junho, um encontro de manutenção com ex-tabagistas, participantes dos grupos de 2012 até 2016, será realizado. E na quinta-feira (9) serão realizados cadastros com fumantes que já participaram do grupo e voltaram a fumar.

Em virtude ao Dia Mundial de Combate ao Fumo, comemorado em 31 de maio, a Secretaria de Saúde, através da equipe de enfermagem e Grupo Antitabagismo do município realiza uma ação de conscientização no Parque Central José Rossi Adami. O evento será neste sábado (4) das 14h às 18h. Na oportunidade serão realizadas atividades, bem como o túnel das sensações do tabagismo, onde a população poderá participar ativamente e opinar referente ao tema. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR