Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ATIVIDADE

Ação Global movimenta final de semana em Caçador

23/05/2016 às 09:34

Imprimir

Mais de 35 mil atendimentos em serviços nas áreas de saúde, cidadania, lazer e educação foram realizados neste sábado (21) na Ação Global, realizada em Caçador, região meio-oeste de Santa Catarina. O evento, promovido pelo SESI, entidade do Sistema Indústria, em parceria com a Rede Globo, abordou novamente neste ano o tema “Qualidade de Vida”, estimulando os trabalhadores e a comunidade a adotarem um estilo de vida mais ativo e saudável. “O foco do SESI é promover a saúde e a segurança do trabalhador. Acabamos de lançar a Aliança Saúde e Competitividade, mobilizando várias entidades que estão envolvidas direta ou indiretamente com questões de saúde. As nossas ações, daqui para frente, estarão sempre voltadas para melhorar a saúde e qualidade de vida do trabalhador catarinense”, enfatizou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, durante visita ao evento.

Cerca de 12 mil pessoas foram beneficiadas com os mais de 100 serviços gratuitos oferecidos. O vice-presidente da FIESC para o centro-norte, Gilberto Seleme, destacou a relevância da iniciativa. “O SESI reconheceu a necessidade da região de receber serviços que estimulam a cidadania. Este é um evento de grande importância, principalmente, para os trabalhadores que estão inseridos nesta comunidade”, disse Seleme. “Esta é também uma ação de inclusão social. Em Caçador, além da oferta de serviços de educação e cidadania, queremos focar nas questões de qualidade de vida, saúde e bem-estar. Esta é uma bandeira da FIESC, melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria e das pessoas da comunidade”, destacou o superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira.

Beneficiados

ebastião de Almeida, trabalhador de 58 anos da indústria química, aproveitou o evento para buscar informações sobre como adotar uma vida saudável. Ele participou do Circuito do Bem-Estar, um serviço oferecido pelo SESI. “Só nos preocupamos com o trabalho e depois de uma certa idade começamos a sentir que o corpo não responde como quando éramos mais jovens. Aqui na Ação Global consegui muitas informações sobre como voltar a cuidar da minha saúde”, contou.

A auxiliar financeira Juliana Suski levou o filhos Ana Clara, de 11 anos e Gustavo, de nove, para atendimento odontológico. “Viemos buscar orientações sobre cuidados odontológicos. A falta de orientação muitas vezes limita as pessoas no cuidado dentário. Meu filho Gustavo, por exemplo, está começando a perder os dentes agora, então é importante que a atenção seja redobrada”, disse.

As amigas Jucelena Fischer, de 30 anos, e Maiara Aparecida Moreira, de 16, foram buscar orientações para gestantes. “Mesmo sendo meu quarto filho, é sempre bom receber informação para uma gestação saudável”, contou Jucelena. “Me ensinaram como cuidar do bebê. Para uma mãe de primeira viagem todo o tipo de dica ajuda”, brincou Maiara.

A estudante Thais Tibes é uma das voluntárias que prestou serviço na Ação Global. Juntamente com outros colegas da faculdade, ela orientou a população sobre questões tributárias e ainda aproveitou para usufruir dos serviços oferecidos. “Verifiquei minha tipagem sanguínea”, disse.

A população ainda pode fazer testes de glicemia, medir a pressão arterial, receber orientação jurídica e sobre acidentes domésticos, participar de ações contra o aedes aegypti, entre outros serviços. O SESI ofereceu atendimento por meio das unidades móveis de odontologia e audiometria, unidades móveis de educação, e serviços de promoção da saúde. A programação contou também com aulas do Cozinha Brasil, que orientam o preparo de refeições de baixo custo, com aproveitamento integral dos ingredientes. Para as crianças estiveram disponíveis brinquedos infláveis, pintura facial e diversas atividades recreativas.

Personalidades

O lutador de MMA, Junior dos Santos, o Cigano, esteve em Caçador, sua cidade natal, para acompanhar o evento. “A qualidade de vida hoje é um tema muito discutido. Um evento como esse em Caçador ajuda a abrir os olhos das pessoas para que elas cuidem mais da própria saúde. É um conjunto de fatores, devemos cuidar o máximo da nossa saúde para não dependermos de assistência médica. Boa alimentação e exercício físico fazem parte disso”, pontuou Cigano.

Além do lutador, a atriz Julia Konrad e a apresentadora do Vídeo Show, Marcela Monteiro, ambas da Rede Globo, marcaram presença na Ação Global catarinense. “Qualquer incentivo à cidadania e serviços de qualidade de vida são importantes e de extrema valia para a população”, enfatizou a atriz Julia Konrad.

O mutirão de serviços foi realizado simultaneamente em 26 cidades do País e no Distrito Federal. Em Caçador, o evento contou com a parceira da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Sindicato Patronal da Indústria da Madeira (SIMCA), Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose de Santa Catarina (SIMPESC), Sindicato do Couro (SINCAVE), Viposa, Corfio, Adami, além da Prefeitura Municipal de Caçador e do trabalho de 622 voluntários. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR