Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

COMBATE

Profissionais da Saúde passam por capacitação sobre tuberculose

28/03/2016 às 09:48

Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Caçador através da Vigilância Epidemiológica promoveu no dia 24 de março, data mundial de combate à tuberculose, reunião junto a agentes comunitários de saúde, auxiliares de dentistas, enfermeiros e auxiliares de serviços gerais com intuito de capacitá-los a identificarem os sintomas desta doença e agirem de maneira preventiva.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosangela Malat, comenta sobre a intensificação contra a doença. “Em março os alertas sobre a tuberculose se intensificam, e aproveitando a importância da data e do trabalho preventivo reunimos todas as equipes para esta capacitação. A nossa intenção é que os profissionais fiquem atentos aos pacientes, que eventualmente apresentem sintomas da doença e que haja um diagnóstico precoce” destacou.
De acordo com a enfermeira Paula Brustolin até o presente mês, em 2016, nenhum caso foi identificado em Caçador. “De 2001 até 2015 estão registrados no SINAN 254 casos em nosso município, uma média de 18, 15 casos por ano. Nos últimos anos tem oscilado para 7, 8 casos. Mas, é uma doença que existe em Caçador, já tivemos óbitos por tuberculose não tratada e diagnosticada tardiamente. Para a saúde pública isso é um impacto muito negativo, pois é uma doença tratável e também evitável, por isso a importância de todos nossos profissionais estarem bem capacitados para identificar os casos.”, concluiu.
Sintomas de Tuberculose
Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados com tuberculose, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são:
*tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue;
*cansaço excessivo
*febre baixa geralmente à tarde
*sudorese noturna
*falta de apetite
*palidez;
*emagrecimento acentuado;
*rouquidão;
*fraqueza;
*prostração.
Os casos graves de tuberculose apresentam:
*dificuldade na respiração;
*eliminação de grande quantidade de sangue;
*colapso do pulmão;
*acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
Tratamento de Tuberculose
O tratamento da tuberculose à base de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono. A cura da tuberculose leva seis meses, mas muitas vezes o paciente não recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono do tratamento da tuberculose é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR